Nesta quarta-feira, o governo argentino autorizou o retorno do futebol no país. Com isso, apenas a Bolívia segue com o futebol paralisado em meio à pandemia do coronavírus. Para compensar o tempo sem atividades, ficou decidido que haverá um torneio provisório, que dará vagas à Libertadores e Sul-Americana, descartando o rebaixamente num primeiro momento.
A bola agora tem data para voltar a rolar, e será no dia 30 de outubro. Os 24 clubes da primeira divisão serão divididos em seis grupos de quatro, formando a Copa Liga Profissional. Destes grupos, avançam os dois melhores de cada um, após partidas de ida e volta. Estes 12 classificados se dividem em outros dois grupos de seis clubes, que se enfrentam em turno único.
Luego de una reunión con autoridades del Gobierno Nacional, El Presidente de la AFA Claudio Tapia, acompañado por el Presidente de la Liga Profesional, Marcelo Tinelli, confirmó el regreso de los torneos
?https://t.co/jXyzooJBwi pic.twitter.com/LC9SCLfFJq
— AFA (@afa) October 15, 2020
Os dois melhores times de cada chave farão a final do torneio provisório, garantindo vaga na Libertadores 2021 ao campeão. Para definir os grupos, um sorteio está marcado para esta sexta-feira. Os cabeças de chave já estão determinados: Boca Juniors, River Plate, Racing, Independiente, San Lorenzo e Vélez Sarsfield.
O torneio não contará pontos para a tabela de médias dos últimos três anos, modo como se define quem será rebaixado na Argentina. Sendo assim, é provável que a decisão sobre quem vai para a segunda divisão fique para 2022.