Coritiba empata por 1 a 1 com o Athletico, no Athletiba, e garante a vaga na final do Campeonato Paranaense

Publicado em 27 mar 2022, às 18h05. Atualizado às 20h44.

Na tarde deste domingo (27), Coritiba e Athletico realizaram o clássico Athletiba, no Couto Pereira, pela partida de volta da semifinal do Campeonato Paranaense.

Foi um grande clássico. E, foi com emoção, mas o Coxa está na final do Campeonato Paranaense. O Verdão abriu o placar, teve chances para vencer, quase se complicou após uma expulsão, mas soube suportar a pressão e se garantir na final, para tentar buscar o título que não vem desde 2017. Alef Manga marcou para os alviverdes, enquanto Pablo anotou para o Furacão, que apesar de ter feito uma boa partida, amarga a eliminação para o maior rival.

Com o resultado no Athletiba, o Coritiba está classificado para a grande final do Campeonato Paranaense, para encarar o Maringá, que venceu o Operário, nos pênaltis, por 5 a 3, após empate por 0 a 0. A partida de ida será na quarta-feira (30), no Willie Davids, com o duelo decisivo marcado para o Couto Pereira, no domingo (03). A Federação Paranaense de Futebol (FPF) confirmará os horários nesta segunda-feira (28).

CORITIBA 1 X 1 ATHLETICO

O Athletiba começou com o Coritiba tomando as iniciativas. Logo no primeiro minuto, Andrey finalizou de longe, obrigando Santos a fazer defesa segura. O Athletico respondeu aos cinco, após chute de David Terans, que passou raspando a trave.

Aos oito, Igor Paixão fez grande jogada individual, mas parou em Santos. David Terans, aos 10 e aos 14, levou perigo em dois chutes de longa distância, que passaram muito perto da meta de Alex Muralha. As duas equipes apostavam nos arremates de longe, mas as finalizações não iam nas metas adversárias.

Aos 28 minutos, o árbitro Lucas Paulo Torezin paralisou o Athletiba para a parada técnica. E ela fez muito bem para o Coritiba, que conseguiu abrir o placar. E com brilho do mesmo herói da partida de ida.

Aos 35, Thonny Anderson fez grande jogada individual e serviu Alef Manga, que encheu o pé e saiu para o abraço, marcando o terceiro gol dele na semifinal. O Athletico sentiu o gol, e não conseguiu mais levar perigo na primeira etapa. O Coritiba, por sua vez, se mostrou satisfeito com o placar, e apenas administrou a vantagem parcial.

O segundo tempo do Athletiba começou com o Athletico tomando iniciativa. Aos dois, David Terans arriscou de longe e obrigou Alex Muralha a fazer defesa. No lance seguinte, Igor Paixão fez jogada individual, invadiu a área, mas parou em Santos. No entanto, no lance seguinte, o jogo mudou de figura.

Aos sete, Daniel Bolt cruzou para a área e Willian Farias cortou a bola com o braço. Penalidade máxima marcada e expulsão do volante do Coritiba, pelo segundo cartão amarelo. Após muita reclamação, e vários cartões amarelos distribuídos, Pablo chamou a responsabilidade e cobrou alto, sem chances para Alex Muralha.

Após o gol, o Athletiba ficou aberto. O Athletico passou a pressionar em busca da virada, que levaria a decisão aos pênaltis, enquanto o Coritiba se segurava como podia. Gustavo Morínigo e Lucho González, que comandou de forma interina, realizaram substituições, tentando mudar o panorama da partida.

No entanto, o Coxa conseguiu conter o ímpeto do Furacão, e garantir a vaga na final do Campeonato Paranaense, e garantir a festa dos torcedores que compareceram ao Couto Pereira.

Ficha Técnica
Campeonato Paranaense
Semifinal – Partida de volta

Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre 2ºT/29″), Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro 2ºT/29″); Willian Farias, Andrey (Bernardo 2ºT/42″) e Thonny Anderson (Val 2ºT/10″); Alef Manga (Márcio Silva 2ºT/42″), Igor Paixão e Léo Gamalho
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Alef Manga (1ºT/35″)
Cartões amarelos: Willian Farias (1ºT/26″ e 2ºT/07″); Egídio (1ºT/44″); Léo Gamalho (2ºT/10″); Henrique (2ºT/28″)
Cartão vermelho: Willian Farias (2ºT/07″)

Athletico: Santos; Daniel Bolt (Jader 2ºT/36″), Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner; Pablo Silles (Pierre 2ºT/27″), Christian e David Terans; Rômulo (Guilherme Bissoli 2ºT/18″), Davi Araújo (Pedrinho 2ºT/27″) e Pablo
Técnico: Lucho González (interino)
Gols: Pablo (2ºT/12″)
Cartões amarelos: Christian (1ºT/12″); Santos (2ºT/10″); Pablo Silles (2ºT/18″); David Terans (2ºT/45″)

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 27/03/2022
Horário:
 16h
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Quarto árbitro: Adriano Milczvski (PR)