Athletico defenderá tabu histórico contra o Ceará
Em busca da reação na temporada, após os tropeços recentes, que instauraram uma “crise” no clube, o Athletico terá uma motivação extra para o duelo desta sábado (07), às 20h30, diante do Ceará, na Arena da Baixada, pela quinta rodada da Série A. O Furacão defenderá um tabu histórico de 40 anos diante do rival.
Até hoje, as equipes se enfrentaram 21 vezes, em duelos válidos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. A vantagem é do Furacão, com nove vitórias, contra cinco do Vozão. Ainda houveram sete empates.
No entanto, das cinco vitórias do Ceará no confronto, apenas uma foi em Curitiba. E já faz tempo que o Athletico não sabe o que é ser derrotado pelo rival nos seus domínios.
Tabu de 40 anos
A última vez que os cearenses comemoraram um triunfo em Curitiba foi no dia 14 de março de 1982, em partida válida pela segunda fase da Série A, na época chamada de Taça Ouro.
Na ocasião, o Ceará não tomou conhecimento do Athletico, e venceu por 3 a 0, gols marcados pelo lateral-direito João Carlos e pelos atacantes Ademir Patrício e Ramon. Aquele duelo foi realizado no antigo Estádio Joaquim Américo.
Após aquela partida, as equipes se enfrentaram outras oito vezes em Curitiba, e a vantagem é toda do Athletico, que empatou três partidas e venceu outras cinco, a última, ano passado.
Pela 31ª rodada da Série A, o Furacão comemorou os três pontos ao vencer por 2 a 1, gols marcados pelo atacante Renato Kayzer e pelo zagueiro Pedro Henrique. O também atacante Rick descontou para o Vozão, naquela partida disputada na Arena da Baixada, e que foi a primeira após a morte do ídolo Barcímio Sicupira.
Provável escalação
Para a partida, o Athletico terá várias novidades, a começar pela beira do gramado. Ainda sem Felipão, quem comandará a equipe será Wesley Carvalho, treinador da equipe sub-20.
Ele poderá fazer alterações na equipe, a começar pela formação com apenas dois ao invés de três zagueiros. Jogadores poderão ser preservados, mas ainda não há confirmação. Outros, como o lateral-direito Orejuela poderão voltar à equipe titular.
O zagueiro Pedro Henrique, o volante Pablo Silles, o meia Marlos e o atacante Pablo, que ficaram fora da derrota contra o Libertad, por estarem com Covid-19, foram liberados do isolamento e voltam a ficar à disposição.
Uma provável escalação tem: Bento; Orejuela, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner; Pablo Silles (Christian), Bryan García e David Terans; Canobbio, Vitinho e Marcelo Cirino (Pablo).
Athletico e Ceará se enfrentam neste sábado (07), às 20h30, na Arena da Baixada, pela quinta rodada da Série A. O Furacão é o 16º colocado, com três pontos, mesma posição do Vozão, que aparece uma posição acima.