Athletico é eliminado da Libertadores de cabeça erguida contra o River Plate
Nesta terça-feira (1º), o Athletico enfrentou o River Plate em Avellaneda em uma partida válida pela fase de oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, jogo de volta. Com gol de De La Cruz, o River Plate venceu pelo placar de 1×0 e eliminou o Furacão da competição.
Após o resultado final, o River Plate garantiu a classificação para a fase de quartas de final da Libertadores e agora aguarda o resultado entre Nacional-URU e Independiente Del Valle-EQU.
River Plate 1 x 0 Athletico
O Athletico entrou em campo em Avellaneda com uma formação diferente. O técnico Paulo Autuori optou por colocar um esquema tático com três zagueiros, o famoso 3-4-3. Com isso, o Furacão desde o início do jogo procurava oportunidades para que conquistasse o primeiro gol.
Por parte do lado defensivo, também houve êxito. Apesar do goleiro Bento praticar duas boas defesas que impediram o gol do River Plate, o trio de zagueiros estava bem postado em campo e fez com que a primeira etapa terminasse com placar fechado em Buenos Aires.
O Athletico voltou para o segundo tempo tentando manter a pegada dos primeiros 45 minutos. Já o River, voltou com uma postura diferente, começou a atacar mais o Furacão. A pressão exercida pelos argentinos fazia com que Paulo Autuori começasse a fazer alterações em campo.
Em uma boa noite do goleiro Bento, a bola foi impedida de entrar até os 37 minutos do segundo tempo. No lance, o River Plate chegou com perigo dentro da área e o atleta argentino foi derrubado dentro da área por Chrisitan, e assim, a penalidade máxima foi marcada. De La Cruz foi para a bola e bateu no canto esquerdo do gol, Bento caiu para o mesmo lado, mas no rebote o próprio jogador do River colocou para as redes e abriu o placar.
Em seguida, o Athletico tentou o empate com um chute de fora da área de Ravanelli que obrigou Armani a praticar uma excelente defesa. Faltando pouquíssimo tempo para o fim da partida, Autuori abriu mão de um zagueiro e colocou Bissoli em campo para o tudo ou nada.
Mesmo com as alterações e algumas possibilidades de gol criadas, o Athletico não conseguiu conquistar o empate, perde por 1×0 e está eliminado da CONMEBOL Libertadores. O Furacão com muitos desfalques conseguiu disputar duas partidas em bom nível contra o poderoso River Plate e deixa a competição de cabeça erguida.
Ficha técnica
River Plate 1 x 0 Athletico
Local: Estádio Avellaneda, Buenos Aires-ARG.
Data: 1º/12/2020 (terça-feira).
Horário: 19h15 (horário de Brasília).
Arbitragem: Jesus Valenzuela (VEN) apita a partida. Ele tem o auxílio de Lubin Torrealba (VEN) e Jorge Urrego (VEN). Cristian Garay (CHI) é o árbitro responsável pelo VAR.
River Plate: Armani; Montiel, Díaz, Rojas, Pinola e Casco; Nacho Fernández (Carrascal), Enzo Pérez e De La Cruz (Ponzio); Matías Suárez (Julián Álvarez) e Borré.
Técnico: Marcelo Gallardo.
Cartão amarelo: Casco e De La Cruz.
Gol: De La Cruz.
Athletico: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Lucas Halter (Bissoli); Erick, Richard (Wellington), Christian e Leo Cittadini; Lucho (Ravanelli), Walter (Renato Kayzer) e Carlos Eduardo (Fabinho).
Técnico: Paulo Autuori.
Cartão amarelo: Walter e Erick.