Athletico é o time da Série A que mais contratou na pausa do futebol; veja novos nomes
A parada do futebol por conta da pandemia de COVID-19 foi agitada nos bastidores do Athletico. A equipe movimentou o mercado com contratações, visando a disputa da reta final do Campeonato Paranaense, além da sequência da Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Vale lembrar que por conta do calendário modificado, o Furacão decidiu unir a equipe de aspirantes e a principal.
No total são 6 nomes novos no elenco: dois zagueiros, um meia e três atacantes. A lista inclui uma mescla de jogadores jovens com outros mais experientes, e até mesmo um velho conhecido da torcida. Veja os nomes a seguir:
Felipe Aguilar (Zagueiro)
Vindo do Santos, Felipe Aguilar é a principal aposta para a vaga de zagueiro titular, desocupada após a venda de Robson Bambu para o Nice, da França. O jogador colombiano tem 27 anos e é formado pelo Atlético Nacional. Fez parte do grupo campeão da Libertadores de 2016, apesar de não figurar entre os titulares da equipe na época. No ano passado, Aguilar fez boa temporada na equipe santista, mas perdeu espaço na reta final.
Edu (Zagueiro)
Formado no Cruzeiro, Edu fez apenas três jogos com o elenco profissional do clube mineiro. O jogador de 20 anos deve ser opção na reserva do Athletico, e aparecer mais no futuro, já que assinou contrato de quatro temporadas.
Jaime Alvarado (Meia)
Ao acertar a contratação do meia colombiano de 20 anos, o Athletico venceu a concorrência de algumas equipes europeias que estavam de olho no jogador. Alvarado pertencia ao Watford, da Inglaterra, mas ganhou destaque em empréstimos para clubes espanhóis como Real Valladolid, Hércules e Badalona, além de seleções de base da Colômbia. O atleta ainda não foi registrado no BID como jogador do Athletico, o que pode complicar a sua situação por conta da punição imposta pelo CAS no caso Rony.
Daniel Martins (Atacante)
Daniel Martins é o jogador mais jovem da lista, com 17 anos. Assim como Jajá e VInícius Mingotti, ele é formado no Novorizontino, com destaque no Campeonato Paulista sub-17.
Geuvânio (Atacante)
O atacante de 28 anos tem passagens por diversos clubes do futebol nacional e internacional. Formado no Santos, ele já jogou em diversos clubes do interior paulista, Flamengo, Atlético Mineiro e Songjiang, da China. O atleta é uma opção para Dorival Júnior na ponta direita, mas também pode jogar em outras posições no ataque do Furacão.
Walter (atacante)
Cinco anos depois, o atacante de 30 anos vem para a sua segunda passagem pelo Athletico Paranaense. Walter está sem jogar profissionalmente desde 2018, por conta de uma punição por doping que durou até o início deste mês. Apesar disso, o jogador vem se preparando fisicamente, e se diz pronto para atuar pelo Furacão. O atleta também tem passagens por Internacional, Cruzeiro e Porto (POR), além de diversas outras equipes.
LEIA MAIS: FPF pede à câmara municipal retorno do estadual em 18 de julho
Por outro lado, o Athletico teve que liberar várias peças do time de aspirantes, além de ter vendido o zagueiro Robson Bambu. No caso do grupo que disputava o Campeonato Paranaense regularmente, são jogadores que tinham contratos mais curtos, que terminaram no período da pausa e não foram renovados. É o caso do goleiro Leo, dos laterais Elias Lira e Reginaldo, do zagueiro Danilo Boza e do atacante Breno Lopes.
Outros atletas foram emprestados para continuarem seu período de desenvolvimento em outras equipes, como o zagueiro Walber, os meias Denner e Jaderson, e os atacantes Elias Carioca e Kleiton.
O Athletico disputará as quartas de final do estadual contra o Londrina, e a partida de ida deve ser disputada neste fim de semana, a depender das determinações da FPF (Federação Paranaense de Futebol).