Athletico fica no empate com o Cuiabá e perde chance de assumir a terceira posição na Série A
Na tarde deste domingo (18), Athletico e Cuaibá se enfrentaram, na Arena da Baixada, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Apesar da fria noite curitibana, o jogo foi quente, e repleto de reviravoltas. O Furacão saiu atrás do placar, conseguiu buscar a virada, teve um jogador a mais, mas não conseguiu sair com os três pontos, para frustração dos 17.340 torcedores que compareceram ao Joaquim Américo, e viram o empate por 2 a 2. Tomás Cuello e David Terans fizeram os gols do Rubro-Negro, enquanto Rodriguinho e Deyverson anotaram os tentos do Dourado.
O resultado impede o Athletico de dar um salto na tabela. O Furacão não se beneficiou das derrotas de Flamengo e Corinthians, e permaneceu na sexta posição, com 44 pontos. O Cuiabá, por sua vez, tem motivos para comemorar. Apesar de continuar na zona de rebaixamento, com 27 pontos, está apenas um do Coritiba, primeiro clube acima do Z4.
Agora, as equipes terão mais de uma semana de folga até voltarem a campo, pela 28ª rodada da Série A. O Athletico enfrentará o Santos somente na terça-feira (27), às 21h30. O duelo será na Vila Belmiro. Já o Cuiabá, por sua vez, jogará contra o América-MG, na quarta-feira (28), às 21h, na Arena Pantanal.
ATHLETICO 2 X 2 CUAIBÁ
Assim como a fria noite de Curitiba, o Athletico também começou a partida “sem esquentar”. O destaque foi o cartão amarelo levado por Vitor Roque, logo no primeiro lance do jogo. O Furacão tinha dificuldades para chegar ao gol do Cuiabá, que por sua vez, na primeira chance concreta, conseguiu abrir o marcador.
Aos sete, Daniel Guedes cobrou o escanteio na cabeça de Rodriguinho, que ganhou da marcação e cabeceou sem chances para Anderson. O Rubro-Negro conseguiu responder aos 12, mas a finalização de David Terans saiu à direita do gol de João Carlos.
Porém, após essa chance, o Athletico não conseguiu mais assustar a meta adversária. Sem conseguir empolgar, e com dificuldades para trocar passes, a equipe arriscava chutes de longe, não levavam perigo algum. Melhor em campo, o Dourado aproveitava os contra-ataques, e em um deles, aos 31, quase ampliou com Denilson, mas o chute colocado saiu por cima da meta.
Aos 34 minutos, na primeira finalização efetiva que teve, o Furacão conseguiu buscar o empate. Tomás Cuello recebeu na esquerda, fez grande jogada individual e finalizou. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo das redes. O gol de empate fez o Rubro-Negro crescer na partida. David Terans e Canobbio pararam em João Carlos, que ia garantindo a igualdade na primeira etapa.
No entanto, ainda assim, o Athletico teve forças para virar o marcador nos primeiros 45 minutos. Alex Santana recebeu na área e finalizou. A bola explodiu no braço de Paulão. Após checagem do VAR, o árbitro Anderson Daronco anotou a penalidade e expulsou o zagueiro do Cuiabá. David Terans foi para à bola e cobrou rasteiro, no canto esquerdo de João Carlos, que acertou o lado, mas não impediu o gol.
O Athletico voltou do intervalo com Rômulo e Pablo, nos lugares de Canobbio e Vitor Roque, respectivamente. Porém, mesmo com um jogador a menos, foi o Cuiabá quem voltou melhor. Aos oito, Deyverson avançou e finalizou da entrada da área, mas a bola foi à esquerda de Anderson. Dez minutos depois, não teve jeito. O atacante do Dourado voltou a aparecer, e finalizou, da entrada da área, sem chances para o arqueiro do Furacão.
Após o empate, o Athletico se lançou ao ataque como podia. No entanto, mesmo com um jogador a mais, o Furacão não conseguia buscar o gol da vitória. O Cuiabá, por outro lado, se segurava como podia.
A torcida clamou pela entrada de Marlos, que não disputava uma partia oficial desde o dia 26 de maio, na goleada sobre o Caracas, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Mas, o meia do Furacão também não conseguiu mudar o panorama da partida. Com isso, o placar foi inalterado, e o empate por 2 a 2 foi mesmo o que permaneceu.
Ficha Técnica
Série A
27ª rodada
Athletico: Anderson; Khellven, Pedro Henrique (Matheus Felipe 2ºT/11″), Thiago Heleno e Pedrinho; Hugo Moura (Léo Cittadini 2ºT/24″), Alex Santana e David Terans; Canobbio (Rômulo 2ºT/00″), Vitor Roque (Pablo 2ºT/00″) e Tomás Cuello (Marlos 2ºT/29″)
Técnico: Felipão
Gols: Tomás Cuello (1ºT/34″); David Terans (1ºT/48″)
Cartões amarelos: Vitor Roque (1ºT/00″); Hugo Moura (2ºT/21″); Pedrinho (2ºT/48″)
Cuiabá: João Carlos; Paulão, Marllon e Joaquim; Daniel Guedes (João Lucas 2ºT/39″), Camilo, Denilson (Osorio 2ºT/24″), Rodriguinho e Igor Cariús (Marcão Silva 2ºT/32″); Deyverson (Alan Empereur 2ºT/39″) e Alesson (Rafael Gava 2ºT/24″)
Técnico: António Oliveira
Gols: Rodriguinho (1ºT/07″); Deyverson (2ºT/18″)
Cartões amarelos: Paulão (1ºT/39″ e 1ºT/45″); Camilo (1ºT/41″)
Cartão vermelho: Paulão (1ºT/45″)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 18/09/2022
Horário: 19h
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Quarto árbitro: Murilo Ugolini Klein (PR)
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)