Athletico enfrentará o Cuiabá pela primeira vez na história

Publicado em 14 ago 2021, às 11h30. Atualizado às 11h46.

A partida entre Cuiabá e Athletico, neste domingo (15), às 18h15, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada da Série A será inédita para as equipes, que irão se enfrentar pela primeira vez a história.

Estreando na elite nesta temporada, o Dourado, fundado em 2001, ainda não teve o Furacão como adversário. Jogar no estado do Mato Grosso, aliás, não é tão corriqueiro para o Rubro-Negro, que fará apenas a sua sétima partida contra equipes locais.

Retrospecto favorável

O Athletico leva vantagem no retrospecto contra as equipes mato grossenses. Nos seis duelos realizados contra equipes da região, o Furacão tem quatro vitórias e dois empates. Ainda não foi derrotado nenhuma vez.

Os duelos foram contra o Barra do Garças, pela Série B de 1994 e 1995; e contra o Dom Bosco, pela Copa do Brasil de 2016.

Contra o Barra do Graças, o Athletico empatou uma vez e venceu outras três, sendo a última no dia 24 de outubro de 1995, pela fase de grupos da segunda divisão, quando, na ocasião, fez 3 a 0, gols marcados por Jean, Cute e Tico. A curiosidade desta partida dá-se pelo fato do jogo ter marcado a inauguração dos refletores da antiga e saudosa Baixada.

(Créditos: CNT/Athletico Mania)

Último jogo no estado

A última vez que o Athletico esteve no estado do Mato Grosso foi em 2016, quando encarou o Dom Bosco, pela partida de ida da segunda fase da competição.

No dia 11 de maio de 2016, na Arena Pantanal, o Furacão ficou no empate por 2 a 2, gols marcados pelo meia Vina e pelo atacante André Lima, enquanto os também atacantes Fernando Nathan e Naian fizeram para a equipe da casa.

(Créditos: TV Cap)

Na partida de volta, porém, o Athletico não tomou conhecimento, e venceu por 5 a 0, confirmando a classificação, com gols marcados pelo volante Hernani e pelos atacantes Pablo, André Lima (2x) e Anderson Lopes.

Provável escalação

O técnico António Oliveira deverá escalar uma equipe bastante modificada em relação a que foi derrotada para a LDU, na partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Com foco total na classificação às semifinais da competição internacional, o Furacão deverá ter uma equipe mista.

Neste cenário, jogadores como os meias David Terans e Nikão, podem começar no banco de reservas. Em seus lugares, podem entrar Léo Cittadini e Fernando Canesin. Além deles, o Furacão não terá o zagueiro Thiago Heleno e o volante Richard, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Zé Ivaldo e Erick devem ser os titulares.

Por outro lado, o treinador do Athletico poderá contar com o retorno do goleiro Santos, campeão olímpico com a Seleção em Tóquio. Ele foi poupado na partida contra os equatorianos. Ele volta no lugar de Bento, que vinha sendo o titular.

Com isso, uma provável escalação tem: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner; Christian, Erick e David Terans (Léo Cittadini); Nikão (Fernando Canesin), Carlos Eduardo e Renato Kayzer

Cuiabá e Athletico se enfrentam neste domingo (15), às 18h15, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada da Série A. O Dourado, com uma partida a menos, é o décimo oitavo colocado, com 14 pontos. Também com um jogo a menos, o Furacão ocupa a sexta colocação, com 23 pontos.