Entenda como o Athletico virou cabeça de chave na Copa Libertadores 2022
O final da noite de domingo (19), rendeu uma boa notícia aos torcedores do Athletico. A Conmebol anunciou que o Furacão será cabeça de chave no sorteio, a ser realizado em março, que irá determinar os grupos da Copa Libertadores 2022.
Isso tudo foi possível, primeiramente, pelo Furacão ter conquistado o bicampeonato da Copa Sul-Americana, em novembro. O título fez o clube subir 12 posições no ranking da entidade sul-americana.
Mas, não foi só isso. O Athletico será cabeça de chave graças a uma mudança no regulamento da Conmebol. Antes, quem vencesse a Copa Sul-Americana, entrava diretamente no pote 2.
No entanto, o fato de estar bem colocado na ranking da entidade fez o clube herdar esse benefício e entrar no pote 1. 12º colocado, com 4.043,8 pontos, o Furacão “rouba” a vaga do Cerro Porteño, do Paraguai, que agora irá para o pote 2.
Crescimento recente
A 12ª colocação no ranking da Conmebol reitera o momento positivo vivido pelo Athletico nas últimas temporadas.
Nos últimos quatro anos, o Furacão subiu mais de 50 posições no ranking da entidade, que leva em consideração o desempenho nos últimos 10 anos, além do coeficiente histórico da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O campeão nacional também recebe um bônus na pontuação final.
No último ranking divulgado pela Conmebol, o Athletico estava na 24ª colocação e tinha 2.791,1 pontos. Somente cinco clubes brasileiros estão à frente do Furacão no ranking: Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Santos e Atlético-MG. Gaúchos e santistas, no entanto, estão fora da próxima edição da Copa Libertadores.
Além da posição no ranking da Conmebol, o Athletico também está bem ranqueado na listagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É o quinto colocado, com 13.512 pontos.
O elenco principal do Furacão está de férias. A reapresentação irá ocorrer apenas no dia 15 de janeiro. Já o elenco de aspirantes do Athletico, se reapresenta no dia 3 de janeiro, para dar sequência à preparação para a disputa do Campeonato Paranaense. A estreia será dia 23 de janeiro, às 16h, na Arena da Baixada, no clássico contra o Paraná Clube.