Athletico goleia o América de Cali por 4 a 1 e avança às quartas de final da Copa Sul-Americana
Na noite desta terça-feira (20), Athletico e América de Cali, da Colômbia, se enfrentaram, na Arena da Baixada, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O Furacão dominou a partida do início ao fim, chegou a sofrer um susto, mas soube fazer valer a sua superioridade, e goleou por 4 a 1. Vitinho (2x), Nikão e Fernando Canesin, com um golaço, marcaram os gols do triunfo. Adrian Ramos, de pênalti, fez o gol de honra da equipe colombiana.
Com o resultado, o Athletico está classificado, e irá enfrentar, nas quartas de final, a LDU, do Equador, que eliminou o Grêmio, após vencer a partida de volta, em Porto Alegre, por 2 a 1. A equipe equatoriana havia perdido, em Quito, por 1 a 0, mas avançou graças ao gol fora de casa. As datas e horários das partidas serão divulgadas posteriormente pela Conmebol.
O próximo desafio do Athletico será pela Série A, no domingo (25), às 18h15, contra o Internacional, na Arena da Baixada, pela 13ª rodada.
ATHLETICO 4 X 1 AMÉRICA DE CALI
A primeira etapa começou animada. Logo no primeiro minuto, o Athletico teve boa chance de abrir o placar. Nikão cruzou da direita na cabeça de Vitinho, que cabeceou. A bola passou raspando a trave.
Ambas as equipes fizeram um jogo de bastante disposição. O Furacão era levemente superior, mas não conseguia acertar o último passe. A equipe colombiana cedia muitos espaços, mas estava bem postada defensivamente. No entanto, após uma jogada de video game, o Athletico abriu o placar. Aos 25, Nikão iniciou a jogada com Christian, recebeu, tabelou com Terans e cruzou para Vitinho, livre, apenas escorar para as redes.
O Furacão chegou a ampliar o marcador, aos 29, com Terans, mas a jogada foi invalidada por impedimento de Nikão. O Rubro-Negro dominou o restante da primeira etapa, e não deu chances para o América de Cali, que apenas assistiu. Atônito, o time colombiano não conseguiu assustar o goleiro Bento.
A tônica da segunda etapa foi a mesma da primeira. O Athletico pressionava, enquanto o América de Cali, apenas se defendia. A situação do time colombiano ficou ainda mais difícil quando Andrade deu um pisão em Léo Cittadini e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso.
No entanto, quando o placar parecia definido, a partida teve uma grande reviravolta. Aos 24, após checagem do VAR, a arbitragem marcou pênalti para o América de Cali. Adrian Ramos bateu no meio do gol, sem chances para Bento.
Porém, não deu nem tempo dos colombianos se animarem. No lance seguinte, aos 25, a estrela de Vitinho brilhou novamente. Nicolas cruzou, Nikão tentou dar um voleio, a bola bateu na defesa e sobrou para o atacante mandar de primeira, sem chances para Graterol.
Abatido, o time colombiano ainda viu o Athletico marcar o terceiro. Graterol cortou cruzamento errado e acertou Matheus Babi. Pênalti, convertido por Nikão, que cobrou no canto esquerdo. O arqueiro do América de Cali até pulou nela, mas não alcançou.
Ainda deu tempo do placar virar goleada. Aos 51, Jadson tocou para Fernando Canesin, que mandou uma sapatada de fora da área. A bola morreu no ângulo de Graterol, que nada pode fazer. Goleada do Furação, classificado às quartas de final da Copa Sul-Americana.
Ficha Técnica
Copa Sul-Americana
Oitavas de final – Jogo de volta
Athletico: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Christian (Fernando Canesin 2ºT/44″), Léo Cittadini (Luan Patrick 2ºT/45″) e David Terans (2ºT/36″); Nikão, Vitinho (Jaderson 2ºT/44″) e Matheus Babi (Renato Kayzer 2ºT/36″)
Técnico: António Oliveira
Gols: Vitinho (1ºT/25″ e 2ºT/26″); Nikão (2ºT/33″); Fernando Canesin (2ºT/51″)
Cartões amarelos: Thiago Heleno (2ºT/14″)
América de Cali: Joel Graterol; Marlon Torres, Pablo Ortiz e Andrade; Arrieta, Ureña, Luiz Paz, Malagon (Batalla 2ºT/00″) e Quiñónes; Adrian Ramos e Cortéz (João Rodríguez 2ºT/00″)
Técnico: Juan Carlos Osório
Gols: Adrian Ramos (2ºT/24″)
Cartões amarelos: Andrade (1ºT/29″ e 2ºT/09″); Quiñónes (1ºT/46″); Graterol (2ºT/33″)
Cartões vermelhos: Andrade (2ºT/09″)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (Paraná)
Data: 20/07/2021
Horário: 21h30
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
Árbitro de vídeo: Patricio Loustau (ARG)