Ídolo do Athletico, Nikão irá receber a Cidadania Honorária de Curitiba no dia 22 de novembro
A celebração que concederá ao meia Nikão, ídolo do Athletico, à Cidadania Honorária de Curitiba já tem data para acontecer. A solenidade será entregue na próxima segunda-feira (22), às 19h30, no Palácio Rio Branco.
O Projeto de Lei elaborado pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), que tinha como objetivo conceder a honraria ao jogador, foi votado em segundo turno, na sessão plenária, e aprovado nesta terça-feira (16), seguindo para sanção do prefeito Rafael Greca (DEM).
Com isso, Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, ou o Nikão, natural de Belo Horizonte (MG), e considerado por muitos torcedores do Athletico como o maior ídolo da história do Furacão, será eleito como Cidadão Honorário de Curitiba.
Honraria merecida
Para o autor o Projeto de Lei, Alexandre Leprevost, a homenagem a Nikão é muito justa, como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo jogador do jogador do Athletico.
“Independe de torcida, porque vem por sua trajetória como esportista. Esta é maior honraria que Curitiba pode oferecer a um cidadão que não nasceu aqui. Conceder o título de Cidadão Honorário de Curitiba é reconhecer não só a trajetória profissional e pessoal do Nikão, mas principalmente o vínculo criado com a cidade de Curitiba”.
Ele também citou o exemplo de resiliência de Nikão, que veio de família humilde, precisou superar traumas como perdas de familiares e vencer o vício nas drogas e no álcool, para justificar a honraria de Cidadania Honorária.
“Nikão é exemplo de resiliência. Um atleta negro, humilde e batalhador que passou por grandes provações na vida, como a perda de familiares. Também precisou superar vício em álcool nos primeiros anos de carreira, além do racismo dentro e fora dos campos. Mas, o encontro com a Igreja e o vínculo com o esporte foram essenciais para que o jogador superasse a fase difícil e se aproximasse ainda mais do conceito família”.
Ídolo da torcida
Contratado pelo Athletico em 2015, Nikão é considerado por alguns torcedores como o maior ídolo da história do Furacão, superando até mesmo Sicupira, que infelizmente faleceu no domingo (07).
Pelo Furacão, o meia já fez mais de 300 jogos, e coleciona gols e títulos, como Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, J.League/Conmebol e Copa Sul-Americana, competição a qual o jogador se isolou na artilharia do Athletico em toda a história, com oito gols.
Ele ainda terá a chance levantar mais dois troféus pelo Athletico nesta temporada, já que o Furacão ainda disputa as finais da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG; e da Copa Sul-Americana, contra o Red Bull Bragantino.
A curiosidade fica por conta de que a solenidade da Cidadania Honorária irá ocorrer dia 22 de novembro, apenas dois dias após a grande decisão contra o Massa Bruta.
Será a chance de coroar com chave de ouro esse momento, e preparar o torcedor athleticano para a despedida, pois é muito provável que ao final da temporada, a trajetória de Nikão no Athletico chegue ao fim.