Vitor Roque faz história e classifica o Athletico às semifinais da Libertadores, após 17 anos
Na noite desta quinta-feira (11), Estudiantes-ARG e Athletico se enfrentaram, no Estádio Jorge Luis Hirschi, pela partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores.
Foi sofrido, foi chorado, foi na raça. Mas, o Furacão volta às semifinais da principal competição do continente após 17 anos. Em uma partida na qual não teve muitas chances para marcar, o Rubro-Negro contou com o brilho de Vitor Roque, que marcou aos 50 minutos do segundo tempo, e decretou a épica vitória por 1 a 0, calando os torcedores argentinos que lotaram o estádio em La Plata.
Com o resultado histórico, o Athletico se classifica às semifinais, e irá encarar o Palmeiras, que passou pelo Atlético-MG. A partida de ida será no dia 30 de agosto, na Arena da Baixada, às 21h30, com a volta sendo no Allianz Parque, dia 06 de setembro, também às 21h30. Quem se classificar, encara o vencedor de Flamengo e Vélez Sarsfield na grande final da Copa Libertadores.
ESTUDIANTES 0 X 1 ATHLETICO
Como era de se esperar, o Estudiantes começou a partida pressionando. A equipe argentina tinha mais a posse de bola e rondava o campo de ataque, porém, não conseguia criar chances efetivas de gol.
O Athletico, por sua vez, demorou para conseguir assustar. A primeira chance só veio aos 16 minutos, após falta cobrada por Khellven, que parou no goleiro Andújar. Mas, foi só. O Furacão teve uma postura mais reativa, e não conseguiu levar perigo à meta adversária.
O panorama não foi muito diferente do observado no Estudiantes, que apesar de ficar mais no campo ofensivo, também não era tão efetivo. A equipe da casa teve duas oportunidades, com Rogel, que finalizou para fora; e Morel, que parou em Bento. Com isso, o placar da primeira etapa não foi alterado.
A segunda etapa começou com o Athletico tomando a iniciativa. Aos sete, Tomás Cuello desviou cruzamento de Canobbio, mas a bola foi por cima do gol. Depois disso, porém, o Estudiantes voltou a exercer pressão, e passou a rondar o campo de ataque. O técnico Felipão promoveu as entradas de Rômulo e Vitor Roque, para tentar deixar o ataque mais efetivo.
Porém, que abriu o placar foi o o Estudiantes. Aos 17, Rogel desviou cruzamento e a bola explodiu na trave. Lollo aproveitou o rebote e completou para às redes. O lance, contudo, foi invalidado após checagem do VAR, que pegou impedimento de Morel, que estava na frente de Bento na hora da finalização.
Isso tudo fez aumentar a tensão no jogo. As duas equipes ficaram nervosas, e passaram a cometer faltas em excesso, abusando dos cartões amarelos. Conforme o tempo foi passando, os dois treinadores promoveram outras alterações, mas o placar segui inalterado.
Quando a partida parecia que ia para os pênaltis, porém, brilhou a estrela de Vitor Roque. Após jogada iniciada por Vitinho, David Terans descolou um cruzamento na medida para o atacante, de apenas 17 anos, que se antecipou ao goleiro adversário e colocou o Athletico nas semifinais da Libertadores.
Ficha técnica
Copa Libertadores
Quartas de final – Jogo de volta
Estudiantes-ARG: Andújar; Rogel, Morel e Lollo; Godoy (Boselli 2ºT/31″), Zuqui, Jorge Rodríguez (Nehuén Paz 2ºT/49″), Más, Manuel Castro e Piatti (Rollheiser 2ºT/37″); Leandro Díaz.
Técnico: Ricardo Zielinski
Gols:
Cartões amarelos: Leandro Díaz (1ºT/38″); Andújar (2ºT/21″); Zuqui (2ºT/22″); Godoy (2ºT/27″)
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho (Erick 2ºT/37″) e Alex Santana (2ºT/47″); Canobbio (Vitor Roque 2ºT/14″), Pablo (Rômulo 2ºT/14″) e Tomás Cuello (Vitinho 2ºT/36″)
Técnico: Felipão
Gols: Vitor Roque (2ºT/50″)
Cartões amarelos: Pedro Henrique (1ºT/28″); Pablo (2ºT/09″); Alex Santana (2ºT/43″)
Local: Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata (Argentina)
Data: 11/08/22
Horário: 21h30
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Martin Soppi (URU) e Nícolas Taran (URU)
Quarto árbitro: José Burgos (URU)
Árbitro de vídeo: Leodan Gonzalez (URU)