Athletico vence o Botafogo e garante vaga na Libertadores 2023

Publicado em 13 nov 2022, às 18h08. Atualizado às 18h14.

Athletico e Botafogo entraram em campo pela última rodada do Brasileirão, na tarde deste domingo (13), na Arena da Baixada. Visando uma vaga na Copa Libertadores, ambas as equipes precisavam da vitória para não depender de uma combinação de resultados.

O Furacão fez o dever de casa e venceu o time carioca por 3 a 0, com gols de Erick e Davi Terans. Com o resultado o rubro-negro encerrou o Brasileiro na sexta colocação e garantiu uma vaga direta na competição continental.

Já o Botafogo, ficou em décimo e jogará a Copa Sulamericana na próxima temporada.

Agora, os clubes voltam a campo somente pelos estaduais. Os Campeonatos Paranaense e Carioca iniciarão no dia 14 de janeiro e tem previsão para encerramento em 9 de abril de 2023.

Felipão recebe homenagem antes da partida

Antes mesmo da bola rolar, o técnico Felipão foi homenageado na Arena da Baixada. O treinador recebeu uma placa em agradecimento das mãos do presidente Petraglia pelos serviços prestados ao clube e ao futebol brasileiro.

Esta foi a última partida de Felipão como treinador, agora ele assumirá a função de diretor técnico do rubro-negro. O auxiliar Paulo Turra será o comandante do clube paranaense na próxima temporada.

Veja como foi a partida Athletico 3 x 0 Botafogo

Athletico e Botafogo fizeram uma partida equilibrada nos primeiros 20 minutos. Com poucas oportunidades para ambos os lados, a melhor chance de abrir o placar foi aos 3 minutos, quando Vitinho bateu cruzado e a zaga do alvinegro afastou o perigo, mandando a bola para escanteio.

Com 20 minutos, falta perigosa para o Athletico cobrar. Terans bateu forte a bola saiu por cima do gol. A partir daí, o Furacão começou a criar mais volume de jogo e levar mais perigo a defesa adversária.

Já aos 31 minutos, Terans costurou pela direita de ataque, cruzou para o meio da área, a bola desviou em Tchê Tchê e bateu na rede pelo lado de fora.

Em seguida, com 33 minutos, mais uma boa jogada de Terans. Ele driblou a defesa, arriscou o chute que bateu na trave. O rebote sobrou para Matheus Felipe finalizar direto nas mãos de Perri.

No retorno da partida, após o intervalo, escanteio para o Furacão cobrar. Erick cabeceou, Perri rebateu, mas a bola bateu em Andryelson e foi para o fundo do gol.

Não demorou muito para sair o segundo gol athleticano. Vitinho ganhou dividida com o zagueiro do Botafogo, finalizou de longe e no rebote, Vitor Roque marcou. O VAR analisou a jogada e pegou impedimento de Vitinho no lance.

O Furacão continuou pressionando o Botafogo até que aos 16 minutos, após um bate e rebate na área, a bola sobrou de novo para Vitor Roque balançar as redes. Desta vez, validado pela arbitragem.

O Athletico seguiu dominando a partida até os minutos finais, dando poucas oportunidade para o adversário chegar ao seu campo defensivo.

Na marca dos 44 minutos, Pedrinho fez boa jogada pela direita e tocou para Bryan Garcia finalizar com perigo, no canto do gol. Em seguida, foi a vez de Canobbio chegar sozinho ao ataque, ele bateu cruzado e Perri desviou para escanteio.

Já no apagar das luzes, Erick anotou um golaço de fora da área para fechar a partida com chave de ouro.

FICHA TÉCNICA

Local: Arena da Baixada, Curitiba/PR

Data: 13 de novembro de 2022

Horário: 16h (Brasília)

Athletico: Bento; Matheus Felipe, Thiago Heleno, Abner (Pedrinho) e Khellven; Erick, Alex Santana e Fernandinho (Bryan Garcia); Terans (Rômulo), Vitinho (Canobbio) e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Felipão.

Gol: Erick (06’/2ºT), Vitor Roque (16’/2ºT), Erick (48’/2ºT)

Amarelo: Erick (15’2ºT)

Botafogo: Lucas Perri; Tchê Tchê, Patrick de Paula (Matheus Nascimento), Tiquinho Soares e Victor Cuesta;  Lucas Fernandes, Daniel Borges (Luis Henrique) e Marçal; Adryelson, Junior Santos (Victor Sá) e Jeffinho. Técnico: Luís Castro.

Amarelo: Junior Santos (04’/2ºT)

Arbitragem

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)

Assistente 1: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS)

Assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel (Fifa-RS)

Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)

VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa-RN)