Athletico vence o Grêmio por 1 a 0 e quebra tabu de 38 anos

Publicado em 13 jun 2021, às 17h56. Atualizado em: 14 jun 2021 às 06h55.

Na tarde deste domingo (13), Grêmio e Athletico se enfrentaram, na Arena do Grêmio, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

No reencontro com o técnico Tiago Nunes, o Furacão contou com a estrela de Matheus Babi, para vencer por 1 a 0 e seguir com 100% de aproveitamento na Série A. O gol do atacante foi marcado aos 45 minutos da primeira etapa.

Com o resultado, o Athletico assume a liderança isolada da Série A, com nove pontos em três jogos. O Furacão aguarda o Fortaleza jogar para saber se termina a rodada como líder. Já o Grêmio, segue em décimo oitavo lugar, ainda zerado, com duas derrotas em dois jogos.

Tabu quebrado

O resultado em Porto Alegre derruba um tabu histórico: o Athletico volta a vencer o Grêmio em seus domínios após 38 anos. A última vitória havia sido pelo Campeonato Brasileiro de 1983, no Estádio Olímpico.

O resultado positivo é apenas o segundo na história na Arena do Grêmio. O outro havia sido em 2016, pela Copa do Brasil.

Na próxima rodada, a quarta da competição, o Grêmio vai até o Recife, encarar o Sport, na Ilha do Retiro. O confronto será na quinta-feira (17), às 21h.

Já o Athletico irá folgar na próxima rodada. A partida contra o Flamengo foi adiada, e ainda não tem data. Pela Série A, o próximo confronto será apenas no domingo (20), às 18h15, na Arena da Baixada, contra o Atlético-GO.

Antes, porém, o Furacão tem o clássico contra o Paraná Clube, na quarta-feira (16), às 15h20, pelo jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense.

GRÊMIO 0 X 1 ATHLETICO

O Athletico começou a mil por hora, e logo no primeiro lance, assustou a equipe da casa. Com 30 segundos, Nikão aproveitou cruzamento e mandou peixinho, obrigando Brenno a fazer grande defesa.

O Grêmio demorou para entrar na partida. Só foi assustar aos 15 minutos, com Diego Souza, que mandou um voleio, mas a bola foi por cima da meta de Santos. O atacante gremista teve outra boa chance, aos 18, mas o chute foi pela esquerda do gol.

Aos 30, a equipe da casa teve a sua melhor chance da primeira etapa, com Ferreira, que mandou uma bomba de fora da área, que passou muito perto do ângulo direito.

O Athletico voltou a assustar aos 31, com Vitinho, que mandou chute colocado, rente a trave. Aos 33, Marcinho cobrou falta de longe, mas a bola passou por cima da meta de Brenno. De tanto martelar, o Furacão abriu o placar.

Aos 45, Matheus Babi recebeu passe em profundidade de Marcinho e tocou na saída do goleiro gremista. Em um primeiro momento, a arbitragem assinalou impedimento, mas o árbitro de vídeo validou, dando a vantagem parcial ao Athletico.

(Créditos: RPC/Goleada Info)

O segundo tempo começou arrastado. As equipes não conseguiam criar chances. O Athletico foi assustar aos 15, com Nikão, que aproveitou erro da defesa gremista e mandou um voleio, mas a bola foi pela linha de fundo.

Nervoso, o Grêmio não conseguia criar grandes chances. O Athletico soube controlar a partida e garantir os três pontos, além de voltar a vencer o rival em seus domínios, pela competição, após quase quatro décadas.

Ficha Técnica

Campeonato Brasileiro Série A
3ª rodada

Grêmio: Brenno, Rafinha (Vanderson 2ºT/28″), Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos (Ricardinho 2ºT/28″), Matheus Henrique (Jean Pyerre 2ºT/38″) e Jhonata Robert (Léo Chu 2ºT/38″); Luiz Fernando (Maicon 2ºT/16″), Ferreira e Diego Souza
Técnico: Tiago Nunes
Cartões amarelos: Matheus Henrique (1ºT/33″); Thiago Santos (2ºT/14″); Rafinha (2ºT/19″); Maicon (2ºT/50″)

Athletico: Santos; Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Pedro Henrique; Marcinho (Khellven 2ºT/33″), Richard, Christian (Léo Cittadini 2ºT/00″) e Abner; Nikão (Terans 2ºT/20″), Vitinho (Carlos Eduardo 2ºT/30″) e Matheus Babi (Renato Kayzer 2ºT/33″)
Técnico: António Oliveira
Gols: Matheus Babi (1ºT/45″)
Cartões amarelos: Christian (1ºT/10″); Matheus Babi (2ºT/04″); Richard (2ºT/41″); António Oliveira (2ºT/45″); Khellven (2ºT/49″)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 13/06/2021
Horário:
 16h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)