Atlético-GO e Athletico ficam no empate, e goianos podem terminar a rodada rebaixados
Na noite desta quarta-feira (09), Atlético-GO e Athletico se enfrentaram, no Estádio Antônio Accioly, em jogo válido pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Em uma partida que envolveu dois times em situações opostas na tabela, nenhum dos “xarás” teve muitos motivos para comemorar, pois o empate em 1 a 1 deixou o Dragão virtualmente rebaixado à Série B, e o Furacão ameaçado de perder a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Shaylon marcou para os goianos, enquanto David Terans, com um golaço, anotou o tento dos paranaenses.
Com o resultado, o Atlético-GO permanece na 17ª posição, com 35 pontos, e fica virtualmente rebaixado à Série B. Basta um empate do Cuiabá, que tem 39 pontos, diante do Atlético-MG, nesta quinta-feira (10), no Mineirão, para que a queda dos goianos seja decretada. Já o Athletico, permanece na sexta posição, com 55 pontos, mas vê os adversários encostarem na briga pela vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.
Na próxima rodada, a 38ª e última da Série A de 2022, o Atlético-GO vai até a Arena Independência, para encarar o América-MG, no domingo (13), às 16h. No mesmo dia e horário, o Athletico recebe o Botafogo, na despedida da Arena da Baixada na temporada.
ATLÉTICO-GO 1 X 1 ATHLETICO
A partida começou com as suas equipes se estudando, e tendo cautela. Apesar de ter mais posse de bola, o Athletico não conseguia efetivamente assustar o gol de Diego Loureiro, e cedia espaços para o Atlético-GO, que saía nos contra-ataques. Wellington Rato e Lucas Gazal arriscaram chutes de longa distância, mas não levaram perigo à meta de Bento.
Precisando da vitória para ainda ter chances de evitar o rebaixamento, o Dragão continuou pressionando, e teve outras duas boas chances. A primeira foi aos 25 minutos, em chute de Shaylon, defendido por Bento. E a segunda, aos 33 minutos, com Churín, que desviou cruzamento de Wellington Rato e mandou por cima do gol. O Furacão, por sua vez, não conseguiu criar nenhuma grande oportunidade. Com isso, o placar da primeira etapa não foi alterado.
Tanto Eduardo Souza quanto Felipão realizaram mudanças no intervalo, para tentar mudar o panorama da partida. No Athletico, entrou Vitor Roque, que em seu primeiro toque na bola, obrigou Diego Loureiro a realizar uma defesa.
Porém, o Atlético-GO voltou para o segundo tempo da mesma forma que o primeiro. Melhor em campo, foi presenteado com o gol. Aos cinco, Shaylon bateu cruzado, de fora da área. O chute saiu com força e morreu no canto esquerdo de Bento.
No entanto, o Athletico não sentiu o gol, e conseguiu responder rapidamente. E contou com a estrela de David Terans para buscar o empate. Aos 15, o meia mandou uma bomba, de muito longe. O chute morreu no ângulo do arqueiro adversário, que nada pôde fazer.
O Atlético-GO sentiu o empate. Com isso, o Athletico teve mais espaços para buscar a virada. No entanto, não conseguiu acertar o último passe, e não fez por merecer um placar melhor.
Já o time da casa, na medida que o tempo foi passando, se lançou ao ataque de forma desesperada, mas também não conseguiu a vitória, que ainda manteria o time em condições de escapar da queda. Com isso, o placar terminou mesmo em 1 a 1, que não é bom para nenhuma das equipes.
Ficha Técnica
Série A
37ª rodada
Atlético-GO: Diego Loureiro; Dudu (Edson Fernando 2ºT/22″), Wanderson (Klaus 2ºT/17″), Lucas Gazal e Jefferson (Jorginho 2ºT/22″); Willian Maranhão (Marlon Freitas 2ºT/00″), Baralhas e Wellington Rato; Airton (Kelvin 2ºT/24″), Churín e Shaylon
Técnico: Eduardo Souza
Gols: Shaylon (2ºT/06″)
Cartões amarelos: Baralhas (2ºT/18″)
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique (Nico Hernández 2ºT/24″), Matheus Felipe e Abner; Fernandinho, Erick (Vitor Bueno 2ºT/14″) e David Terans; Tomás Cuello (Alex Santana 2ºT/14″), Pablo (Vitor Roque 2ºT/00″) e Vitinho (Rômulo 2ºT/00″)
Técnico: Felipão
Gols: David Terans (2ºT/15″)
Cartões amarelos:
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Data: 09/11/2022
Horário: 21h30
Árbitro: Jean Pierre Goncalves de Lima (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
Quarto árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)