Baixo aproveitamento: Paraná Clube alcança 75% de risco de rebaixamento
A situação do Paraná Clube é dramática na Série B do Campeonato Brasileiro. A sequência de oito derrotas seguidas, além de derrubar a equipe para a Zona de Rebaixamento (ZR), também elevou o risco de queda para a Série C.
No momento, o Tricolor tem 75% de chance de jogar a terceirona em 2021, de acordo com o site Chance de gol. O Paraná Clube tem atualmente 29 pontos, dois atrás do Figueirense, primeiro fora do rebaixamento.
Faltam 10 jogos para o fim da Série B. Os matemáticos apontam 45 pontos como o número mágico para a permanência. Seriam necessários, portanto, mais 16 pontos. O Paraná Clube fará cinco partidas em casa e cinco fora, a começar pelo CRB, quinta-feira (17), às 21h30, no Rei Pelé.
Outro fator preocupante é o baixo aproveitamento do Tricolor na atual competição. Em 2020, o clube tem apenas 34.5% de aproveitamento. É o menor índice do clube em todos os anos que disputou a segunda divisão por pontos corridos.
Nas demais edições (2008 a 2017 e 2019), o Paraná Clube teve, em média, mais de 50% de aproveitamento no campeonato. A exceção fica pelos anos de 2008 e 2014, quando teve 46% de aproveitamento; e 2016, quando terminou a competição com apenas 40% dos pontos ganhos.
Nesta temporada, o clube flertou com a Série C, terminando a competição em décimo quinto lugar, com 41 pontos, apenas um a frente do Joinville, primeiro entre os rebaixados. Na ocasião, porém, o clube não chegou a estar entre os quatro últimos em nenhum momento do campeonato.
Melhorar o aproveitamento deixou de ser uma necessidade. Passou a ser uma obrigação. Contra todos os números, o Paraná Clube tentará uma reação histórica na Série B.
O primeiro desafio será quinta-feira (17), às 21h30, contra o CRB, no Rei Pelé, mesmo palco do histórico acesso em 2017.
O adversário está cinco pontos na frente do Tricolor, portanto, o jogo não deixa de ser um confronto direto. Tudo isso na véspera do aniversário de 31 anos do clube, que serão completados no próximo sábado (19).
O que a torcida espera de presente é uma vitória e um pouco de calmaria no tão conturbado ambiente paranista.