Bayern de Munique, Nadal e mais: confira vencedores do Prêmio Laureus
Os vencedores do Laureus World Sports Awards 2021 foram anunciados em uma cerimônia de premiação digital, em Sevilha. Alguns dos destaques foram o quarto Prêmio Laureus para Rafael Nadal e o segundo Prêmio Laureus para Naomi Osaka e o time de futebol do Bayern de Munique.
Além de homenagear os grandes desempenhos esportivos de 2020, apesar da disrupção da pandemia do coronavírus, um novo prêmio foi concedido em reconhecimento ao impacto mais amplo dos atletas na sociedade: Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, foi eleito o vencedor do primeiro Laureus Athlete Advocate of the Year Award por seu envolvimento na luta contra o racismo.
(Foto: Divulgação)
O astro do futebol egípcio Mo Salah, do Liverpool, foi homenageado com o prêmio Laureus de Inspiração Esportiva em distinção de sua contribuição singular ao longo de muitos anos para os necessitados e menos afortunados.
Nadal, que ganhou o Breakthrough Award de 2006, o Sportsman Award de 2011 e o Comeback Award de 2014, disse: “Quero agradecer, do fundo do meu coração, à Laureus Academy. Quanto aos demais esportistas que concorreram comigo, simplesmente incríveis: eles provavelmente merecem o troféu da mesma forma que eu, mas este ano foi a minha vez e não posso estar mais feliz.
Enquanto Osaka, vencedora do Laureus Breakthrough Award em 2019, revelou: “Já vi várias jogadoras que admiro ganharem este prêmio [Sportswoman], então significa muito alcançá-lo hoje. Estou muito feliz em recebê-lo; isso realmente significa muito para mim.
O Bayern de Munique, que conquistou a tríplice coroa (Liga dos Campeões da UEFA, Bundesliga e Copa da Alemanha) sob o comando do novo técnico Hansi Flick, ficou com o Laureus World Team of the Year Award. A última vez foi em 2014. O Bayern se tornou o primeiro time a vencer a Liga dos Campeões com um recorde de 100% de aproveitamento. Uma de suas “vítimas” foi o Barcelona, derrotado por um placar de 8 a 2.
Vencedor do prêmio Laureus de Inspiração Esportiva, Salah disse: “Estou muito orgulhoso de ter sido escolhido pela Laureus Academy para este prêmio de Inspiração Esportiva. 2020 foi um ano muito difícil, em tantos níveis e para tantas pessoas ao redor do mundo. Alguns de nós fomos mantidos longe de nossa família e amigos, e outros até perderam seus entes queridos. Precisamos aprender com essa experiência, apoiar uns aos outros e dar o melhor de si em olhar para frente.”
Hamilton, duplamente vencedor do prêmio Laureus (Breakthrough em 2008 e do prêmio Sportsman of the Year no ano passado, este junto com Lionel Messi), fez a seguinte declaração:
“Um grande obrigado à Laureus World Sports Academy por me presentear com este prêmio incrível. O ano passado foi surpreendentemente difícil para muitos, mas também foi encorajador ver o poder de nossas vozes coletivas desencadear novas conversas e mudanças. O impacto de cada um de vocês que se levantou é tão inspirador, então quero agradecer você. Por favor, continue lutando, continue emanando sua luz.”
Confira a lista completa dos vencedores:
Laureus World Sportsman of the Year Award: Rafael Nadal
Laureus World Sportswoman of the Year Award: Naomi Osaka
Laureus World Team of the Year Award: Bayern de Munique
Laureus World Breakthrough of the Year Award: Patrick Mahomes
Laureus World Comeback of the Year Award: Max Parrot
Laureus Sport for Good Award: KICKFORMORE by KICKFAIR
Laureus Lifetime Achievement Award: Billie Jean King
Laureus Athlete Advocate of the Year Award: Lewis Hamilton
Laureus Sporting Inspiration Award: Mohamed Salah
Laureus Sporting Moment of the Year Award: Chris Nikic