Nesta quarta-feira, o Borussia Dortmund venceu o Besiktas, na Turquia, por 2 a 1, pela 1ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Jude Bellingham e Erling Haaland marcaram para os visitantes no Vodafone Park, em Istambul. Já Francisco Montero descontou para os mandantes.
Com o resultado, o time alemão soma três pontos e sai na frente no Grupo C. Já o clube turco dorme na lanterna.
O Borussia volta a campo pela Champions no dia 28, uma terça-feira, às 16h00 (de Brasília), quando recebe o Sporting. O Besiktas, por sua vez, enfrenta o Ajax, fora de casa, às 13h45.
O jogo – O início do confronto foi equilibrado e a equipe da casa, treinada por Sergen Yalcin, mandou na partida. No entanto, o Borussia, sob o comando de Marco Rose, abriu o placar aos 20 minutos, com Bellingham. O jovem meio-campista inglês recebeu passe de Thomas Meunier pela direita e, na entrada da pequena área, finalizou por baixo do goleiro.
Com o gol, o Dortmund melhorou e passou a atacar o adversário, apesar de ter menos posse de bola. Já aos 48, Bellingham fez boa jogada e tocou para Haaland. De frente para a meta, o artilheiro norueguês só completou para o fundo das redes e ampliou a vantagem para 2 a 0.
Na segunda etapa, os visitantes seguiram superiores no duelo, pressionando os donos da casa. O Besiktas ensaiou uma reação em certo momento e conseguiu descontar aos 49 minutos, com Montero, que marcou de cabeça após cruzamento de Miralem Pjanic.
Estreante faz história contra o Shakhtar
Já pelo Grupo D, o Sheriff, da Moldávia, venceu o Shakhtar Donetsk em casa por 2 a 0. A partida, disputada na região da Transnístria, contou com gols de Adama Traoré, aos 16 minutos do primeiro tempo, e Momo Yansane, aos 17 da etapa complementar.
No Sheriff desde a temporada 2017/18, o lateral-direito brasileiro Cristiano, que tem passagens por CRB, Criciúma e Volta Redonda, deu duas assistências.
Com o triunfo, a equipe moldava, estreante na fase de grupos da Champions League, conquista os primeiros três pontos da chave. Já o time ucraniano, que contou ao todo com nove brasileiros em campo, fica na lanterna do grupo.
O Sheriff volta a campo pela competição europeia em 28 de setembro, às 16h00 (de Brasília), contra o Real Madrid, na capital espanhola. Já o Shakhtar encara a Inter de Milão, em casa, às 13h45.