Campeão em 2015, confira como vem o Operário para o Campeonato Paranaense
O Operário inicia mais uma temporada como um dos protagonistas do futebol do Paraná. O clube conquistou o Campeonato Paranaense em 2015 e, neste ano, vai disputar mais uma vez a Série B do Campeonato Brasileiro. Conheça um pouco mais sobre a história e como vem o Fantasma na série especial do RIC Mais sobre os clubes que disputam o Paranaense 2022. Já foram destaque: Athletico, Azuriz, Cianorte, Coritiba, FC Cascavel, Londrina e Maringá.
O clube ponta-grossense conquistou o seu primeiro Estadual, em 2015, quando já era um clube centenário. O título foi o primeiro passo para o clube ganhar maiores projeções nacionais. Nos anos seguintes, conquistou as Séries D e C do Campeonato Brasileiro e joga a Série B desde 2019.
Elenco
Para a temporada 2022, o Operário aposta na permanência do técnico Ricardo Catalá. No elenco do Fantasma, reforços foram apresentados, como o zagueiro Thales Lira, o lateral-direito Arnaldo, o lateral-esquerdo Romário, o volante André Lima, o meia Javier Reina e o meia-atacante Giovanni Pavani.
Goleiros: Guilherme Christino, Simão e Thiago Braga
Laterais: Lucas Mendes, Arnaldo, Romário e Fabiano
Zagueiros: Rafael Bonfim, Reniê e Thales Lira
Meias: André Lima, Gustavo Lopes, Leandro Vilela, Leandrinho, Marcelo, Rafael Chorão, Thomaz, Tomás Bastos, Giovanni Pavani e Javier Reina
Atacantes: Alemão, Felipe Garcia, Jean Carlo, Paulo Sérgio, Rodrigo Pimpão e Schumacher
O clube
O Operário Ferroviário Esporte Clube foi fundado no dia 1º de maio de 1912, sendo o segundo clube mais antigo do futebol paranaense. A equipe tem sede em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
Após mudanças no nome nas décadas iniciais do clube, em 1933, após a aquisição de um clube de ferroviários que nunca tinha entrado em atividade, surgiu o Operário Ferroviário.
Estrutura
O Estádio Germano Krüger foi inaugurado em outubro de 1941, localizado na região da Vila Oficinas, em Ponta Grossa. O nome, dado apenas nos anos 60, é em homenagem a Germano Ewaldo Krüger, ex-chefe da Rede Viária Paraná-Santa Catarina e ex-presidente do clube no período de estreia do então Estádio da Vila Oficinas.
Mascote
O Fantasma é o mascote do Operário. O apelido foi dado pela crônica esportiva curitibana, que destacava a garra do time ponta-grossense, que terminou o ano de 1914 invicto.
Tabela no Paranaense 2022
- 1ª rodada – Operário x União
- 2ª rodada – Operário x Coritiba
- 3ª rodada – Rio Branco x Operário
- 4ª rodada – Operário x FC Cascavel
- 5ª rodada – Paraná x Operário
- 6ª rodada – Operário x São Joseense
- 7ª rodada – Cianorte x Operário
- 8ª rodada – Maringá x Operário
- 9ª rodada – Operário x Londrina
- 10ª rodada – Athletico x Operário
- 11ª rodada – Operário x Azuriz