Campeonato Paranaense começa neste final de semana: confira as informações

Publicado em 13 jan 2023, às 16h10.

Exatos dois meses após o término da última Série A do Campeonato Brasileiro, a bola volta a rolar no estado, desta vez, com o Campeonato Paranaense, que terá o seu início neste sábado (14). As 12 equipes da elite estadual começam a disputa, que se estende até o dia 09 de abril, e lutam pela conquista da edição do estadual.

Se você ainda está por fora, não se preocupe! O Portal RIC Mais preparou um resumo sobre essa primeira rodada, e o que você pode esperar do seu time ao longo da competição. Siga a leitura e confira!

Participantes

Assim como nas últimas temporadas, o Campeonato Paranaense novamente terá 12 times lutando pelo título da competição. Equipes de tradição no estado, e que irão lutar para ganhar mais uma taça para sua galeria, ou então, que irão buscar a sua primeira grande conquista estadual.

Campeão estadual na última temporada, o Coritiba entra como um dos principais favoritos nesta edição. O Coxa, que passou por uma reformulação em seu elenco, terá algumas caras novas, que ajudarão o clube a buscar o seu 40º título estadual, para aumentar ainda mais a hegemonia no torneio.

Vice-campeão na última temporada, e com Copa do Brasil e Série D no calendário em 2023, o Maringá espera fazer novamente outra grande campanha, para seguir se consolidando entre os principais times do estado. Além deles, Athletico, Operário e Londrina também entram como os principais favoritos a buscar o título do Campeonato Paranaense em 2023.

Remanescentes da última edição, Azuriz, Cianorte, FC Cascavel, São Joseense e Rio Branco também esperam surpreender os principais clubes do estado, e lutar pelas suas primeiras conquistas estaduais.

As novidades deste ano são os recém-promovidos Foz do Iguaçu, campeão da Série Prata de 2022, e que retorna à elite após quatro anos; e o Aruko Sports, clube de Maringá, que irá debutar entre os grandes do estado em 2023. As duas equipes substituem respectivamente União Beltrão e o Paraná Clube, rebaixados na última temporada.

Regulamento

O regulamento do Campeonato Paranaense de 2023 também segue o mesmo dos últimos anos. Na primeira fase, que tem previsão para acabar no dia 26 de fevereiro, as 12 equipes jogam contra si em turno único, com 11 rodadas ao todo.

As oito primeiras colocadas avançam às quartas de final, enquanto as duas últimas serão rebaixadas à Série Prata de 2024. Nas quartas de final, os confrontos serão definidos pelo “chaveamento olímpico”, na seguinte ordem (1º x 8º; 4º x 5º; 2º x 7º e 3º x 6º).

Quem avançar do duelo entre 1º x 8º e 4º x 5º se enfrenta na semifinal, assim como os vencedores dos confrontos entre 2º x 7º e 3º e 6º. Por fim, as duas melhores equipes irão decidir o Campeonato Paranaense em dois domingos: 02 e 09 de abril. Todos os confrontos do mata mata serão no formato ida e volta.

Primeira rodada

O Campeonato Paranaense terá o seu pontapé inicial já neste sábado (14), às 16h, quando o Rio Branco recebe, na Estradinha, o Athletico, que diferentemente dos anos anteriores, usará o seu time principal no estadual.

Também no sábado, mas às 18h30, irão ocorrer mais duas partidas: FC Cascavel x São Joseense, no Olímpico Regional; e Maringá x Foz do Iguaçu, no Willie Davids. Já no domingo (15), serão mais três partidas: às 16h, o Coritiba recebe o Aruko, no Couto Pereira, enquanto o Londrina encara o Azuriz, no Estádio do Café. No fechamento da rodada, às 18h30, o Operário terá a visita do Cianorte, no Germano Krüger.

Principal clássico do estado, o Athletiba também tem data para ser disputado. Ele será no domingo, dia 05 de fevereiro, às 18h30, na Arena da Baixada. Porém, devido aos incidentes ocorridos no clássico do último estadual, os rivais precisarão cumprir punições.

Inicialmente, seriam partidas com portões fechados, no entanto, o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) reverteu as punições para sanções disciplinares. Com isso, os rivais só poderão ter a presença de mulheres e crianças com até 12 anos nas partidas que antes, seriam de portões fechados. Todos terão acesso gratuito, com a doação de 1kg de alimento no dia da partida.

No caso do Coxa, será apenas uma partida, na estreia contra o Aruko. O reencontro com todos os torcedores será na terceira rodada, no domingo (22), às 18h30, diante do Rio Branco. Já para o Furacão, a sanção irá valer contra Maringá e Foz do Iguaçu, na terceira e quarta rodadas, respectivamente. O reencontro total será no dia 01 de fevereiro, diante do Azuriz, às 19h15.

A sorte está lançada. Façam suas apostas! Quem será o grande campeão do Campeonato Paranaense de 2023?

Mostrar próximo post
Carregando