A Associação de Futebol da Inglaterra anunciou nesta quinta-feira que o atacante Edinson Cavani, do Manchester United, está suspenso por três jogos por má conduta. Além disso, o atleta terá que pagar uma multa de 100 mil libras (cerca de R$ 710 mil).
Após a vitória por 2 a 1 sobre o Southampton, no final de novembro, o uruguaio utilizou um termo racista em suas redes sociais. Ele agradeceu um seguidor usando a expressão “Obrigado, negrito”.
Logo em seguida, Cavani deletou a postagem, mas o caso seguiu sendo investigado. Segundo a entidade inglesa, que aplicou a pena máxima prevista no artigo, o centroavante fez um comentário “insultuoso e/ou abusivo e/ou impróprio e/ou trouxe descrédito ao jogo”.
Com isso, o atacante ficará de fora dos confrontos diante de Aston Villa, pelo Campeonato Inglês, Manchester City, pela semifinal da Copa da Liga, e Watford, pela terceira rodada da Copa FA.
Em nota, o Manchester United reiterou que Cavani “não sabia que suas palavras poderiam ser mal interpretadas”.
“Apesar de sua crença sincera de que estava simplesmente enviando um afetuoso agradecimento em resposta a uma mensagem de parabéns de um amigo próximo, ele optou por não contestar a acusação, por respeito e solidariedade à FA e à luta contra o racismo no futebol”, escreveu o time.
Por fim, a direção dos Red Devils, pediu para que a Comissão Reguladora independente deixe claro por escrito que Edinson Cavani “não é racista, nem havia qualquer intenção racista em relação ao seu cargo”.