Com celebridades e milhares de fãs, Vila Belmiro se despede de Pelé
Nesta segunda-feira, a Vila Belmiro foi tomada de emoção para a despedida de Pelé, que morreu na última quinta-feira em decorrência de um câncer no cólon. O Santos organizou um velório de 24 horas, aberto ao público, no estádio.
O evento começou às 10 horas (de Brasília). Contudo, antes mesmo do início, milhares de fãs já se aglomeraram no entorno do Urbano Caldeira. A fila para entrar na casa alvinegra começou a ser formada ainda no domingo. Perto do horário da abertura, a aglomeração para ver o corpo do Rei já era imensa. Muitas pessoas, inclusive, vieram de outros estados para acompanhar a cerimônia.
Boa parte do público vestiu a camisa do Santos ou da Seleção Brasileira, mas também há quem compareceu com o uniforme dos rivais do Peixe, como Corinthians, Palmeiras, Internacional, etc.
Até o momento da atualização desta reportagem, por volta de 17 horas (de Brasília), a estimativa é de que 17 mil pessoas já passaram pelo gramado da Vila Belmiro. Contudo, não para de entrar gente no estádio – a previsão de ficar na fila nesse horário era de duas horas e meia. Assim, a expectativa é que esse número cresça bastante.
O público entra pelos portões 2 e 3 da Vila Belmiro e sai pelos portões 7 e 8. Dentro do estádio, o fã não pode parar para ver o caixão, que está no centro do gramado. A orientação é que as pessoas mantenham um ritmo contínuo para que a fila não fique ainda maior.
Além do público em geral, a Vila Belmiro está recebendo diversas autoridades. Entre os nomes estão, Gianni Infantino, presidente da Fifa, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo, e Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.
Ex-jogadores do Santos também foram se despedir de Pelé, como Manoel Maria, Lima, Abel, Clodoaldo, Serginho Chulapa, João Paulo, Agnaldo Moreira, Elano, etc.
O velório segue até às 10 horas (de Brasília) de terça-feira, quando será realizado um cortejo pelas rodas da cidade de Santos antes do sepultamento.
Maior ídolo da história do Santos, Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, após complicações de um câncer no cólon. O ex-jogador lutava contra o tumor desde setembro de 2021, quando passou por uma cirurgia para sua retirada e estava se tratando no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Pelé vestiu a camisa do Peixe por 18 anos. Foram 1116 apresentações com 1091 gols marcados. Ao longo de toda carreira, foram 1365 partidas e 1282 bolas na rede.