Clubes espanhóis inovam em medidas para suprir ausência da torcida nos estádios
Há duas semanas, o Campeonato Espanhol voltou a ser realizado depois da paralisação por conta do coronavírus. Assim como na grande maioria das ligas europeias, a presença de torcedores nos estádios segue vetada pelas autoridades de saúde.
Querendo emular a atmosfera dos jogos com os fãs, os clubes espanhóis usa vem usando a criatividade e implantando medidas inovadoras, elogiadas pelos jogadores.
Arquibancada do Elche com os “torcedores de papelão” (Foto: Divulgação/LaLiga)
O Elche FC, da segunda divisão da LaLiga, imprimiu mais de 600 modelos de polipropileno, à prova de fogo e resistentes, com imagens de fãs para serem alocados nas arquibancadas. Qualquer pessoa no mundo pode registrar uma foto no site oficial do clube para ser colocada no estádio.
A equipe afirma que a ideia veio do Borussia Monchengladbach, da Alemanha. “Os jogadores e a equipe técnica agradeceram ao clube por colocar em prática as diferentes iniciativas. Ser capaz de olhar para as arquibancadas e ver nossos torcedores é uma fonte de motivação para os jogadores. Eles adoraram”, concluiu a equipe em comunicado. A medida também inspirou o Villarreal, que também adotou os “torcedores de papelão”.
Outro projeto para recriar o clima dos jogos vem da própria organização do campeonato, que capturou os aplausos dos fãs de todo o mundo e criou uma única faixa de áudio que é tocada dentro do estádio por 3o segundos durante o minuto 20 de todas as partidas.