Os portões fechados ao público no Estádio do Maracanã não impediram o palmeirense Valdir Vital de Araújo de comemorar o título da Copa Libertadores em grande estilo no último fim de semana. Dono de um memorial dedicado ao time do coração, o colecionador celebrou com uma camisa guardada por mais de 20 anos.
Antes da final da edição de 2000 da Copa Libertadores, nas imediações do Estádio do Morumbi, Valdir ganhou de um amigo uma camisa com o símbolo do Palmeiras e a inscrição “Bi-campeão Libertadores 1999-2000”. Apesar do otimismo, o time alviverde acabou derrotado nos pênaltis pelo Boca Juniors.
Palmeirense Valdir guardou camisa e transformou 2000 em 2020 para festejar título
Morador de Diadema, Valdir conta com o aval da esposa Bia, corintiana, para manter um vasto memorial dedicado ao Palmeiras em um dos cômodos da residência. Entre as centenas de itens que compõem o acervo, está a camisa recebida antes da final da Copa Libertadores 2000 e jamais utilizada.
“Na época, peguei a camisa, agradeci e guardei. O Palmeiras perdeu a final, então não tinha graça usar. Guardei essa camisa por 20 anos. Na verdade, tinha até esquecido dela. Mas, de vez em quando, coloco as camisas que tenho para tomar um sol e, nessa semana, lembrei”, contou Valdir.
Engenhosamente, o colecionador mandou bordar o número dois em cima do segundo zero e transformou 2000 em 2020. “Mas não falei para ninguém e pedi sigilo para a pessoa que bordou”, contou, precavido. “Levei a camisa para ver o jogo e, quando acabou, eu finalmente coloquei. Deu certo”, completou, orgulhoso.
Morador de Diadema, Valdir Vital de Araújo montou seu memorial com material reunido ao longo de cerca de 40 anos e mantém o espaço constantemente atualizado. Ele tem pôsteres, faixas de campeão, quadros, ingressos, grama do Palestra Itália e cadernos com anotações sobre cada jogo, prática iniciada em 1987 e mantida até hoje.
Valdir possui fotos ao lado de jogadores de diferentes gerações, incluindo os ídolos da Academia de Futebol e praticamente todo o elenco campeão da Copa Libertadores 1999, alguns derrotados na final de 2000. A camisa comemorativa pelo bi do torneio continental, pelo menos, ele não precisará comprar.