A Juventus conquistou seu 14 º título da Copa da Itália, nesta quarta-feira. A equipe treinada por Pirlo venceu a Atalanta de virada por 2 a 1, no estádio Cittá del Tricolore. O jogo conteve presença de pouca mais de 4 mil torcedores.

A Vecchia Signora vinha pressionada por resultados, já que ainda não conseguiu vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões. A conquista da taça eleva o moral da equipe que, no próximo domingo, enfrenta o Bologna, fora de casa, em confronto válido pela última rodada do Campeonato Italiano.

Já a Atalanta, praticamente garantida na próxima Champions, enfrenta, na mesma data, o Milan, time que, junto com Napoli e Juventus, briga por vaga no torneio continental.

O jogo – A Atalanta começou pressionando nos minutos iniciais. Logo aos dois, Zapata cruzou para Palomino bater de primeira e exigir boa defesa de Buffon. Pouco tempo depois, Zapata driblou Chiellini dentro da área e finalizou para fora.

Aos 26 minutos, Chieliini cometeu falta e levou cartão amarelo. Na cobrança, Malinovski bateu à esquerda do gol de Buffon. Apesar da pouca produção no campo ofensivo, a Juve foi quem abriu o placar. com meia hora de jogo, Kulusevski recebeu de McKennie e chutou colocado sem chances para o goleiro.

Porém, a equipe de Pirlo teve pouco tempo para comemorar. Isso porque, dez minutos depois, Hateboer acionou Malinovskyi na entrada da área, que marcou o gol de empate.

O primeiro tempo encerrou com a Atalanta tendo o dobro de chutes que seu adversário (8×4) e mais posse de bola (58%).

Na volta do Intervalo, Vecchia Signora mudou de postura e começou a ser mais ativa no ataque. Logo no início do segundo tempo, Cuadrado cruzou para McKennie, que cabeceou pra fora. Aos 12, Chiesa bateu rasteiro, a bola desviou em Kulusevski e Gollini efetuou a defesa. Pouco tempo depois, o camisa 22 acertou a trave.

De tanto insistir, o italiano finalmente fez seu gol. Aos 27, após tabelar com Kulusevski, Chiesa saiu frente a frente com o goleiro e não perdoou. Mesmo com a vantagem, a Juve seguia em cima de seu adversário.

Em desvantagem no placar, o técnico Gasperini tirou defensores e colou atacantes em sua equipe. Caminho contrário de Pirlo, que sacou o autor do primeiro gol da Juve para colocar o zagueiro Bonucci em campo.

A Atalanta voltou a pressionar os rivais após levar o segundo gol, mas não conseguiu evitar a derrota. Na reta final, Rafael Tolói, que já havia sido substituído, foi expulso da partida por excesso de reclamação após falta marcada.

FICHA TÉCNICA:

ATALANTA 1 X 2 JUVENTUS

Local: Cittá del Tricolore, em Régio da Emília (ITA)

Data: 19 de maio de 2021, quarta-feira

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Davide Massa (ITA)

Assistentes: Passeri e Costanzo

Cartões amarelos: Malinovskyi, Romero, Freuler, De Roon e Ilicic (Atalanta); Chiellini e De Ligt (Juventus)

Cartão vermelho: Rafael Tolói (Atalanta)

GOLS

Atalanta: Malinovskyi (aos 41 do 1º tempo)

Juventus: Kulusevski (aos 31 do 1º tempo) e Chiesa (aos 27 do 2º tempo)

ATALANTA: Gollini; Hateboer (Ilicic), Rafael Tolói (Djimsiti), Romero, Palomino e Gosens (Miranchuk); De Roon, Freuler, Malinovskyi (Pasalic) e Pessina (Muriel); Zapata

Técnico: Gian Piero Gasperini

JUVENTUS: Buffon; Danilo, De Ligt, Chiellini e Cuadrado; McKennie, Bentancur e Rabiot; Chiesa (Dybala), Cristiano Ronaldo e Kulusevski (Bonucci)

Técnico: Andrea Pirlo