A paralisação por conta do coronavírus prejudicou o planejamento e o andamento do calendário de todos os clubes da América do Sul. Enquanto o torcedor do São Paulo aguarda o retorno do futebol, a Gazeta Esportiva traz detalhes sobre a situação atual de cada um dos adversários do Tricolor na Libertadores.
Até o momento, a Associação Argentina de Futebol (AFA) ainda não sinalizou sequer a possibilidade do retorno dos treinamentos. Dessa forma, os jogadores do River Plate estão em suas respectivas casas, realizando atividades físicas individualmente. O presidente da AFA, Claudio Tapia, já afirmou que as partidas apenas voltarão a ser disputadas no país quando o combate à Covid-19 esteja em um estágio avançado.
No Equador, os elencos e funcionários já foram testados e, assim, as equipes estão treinando e preparando-se para o retorno do campeonato nacional. A LDU está realizando atividades em seu CT desde o dia 10 de junho e aguarda a definição de uma data do confronto que marcará a volta aos gramados.
Seguir trabajando y darlo todo en el #EntrenamientoLDU en el #CAR @Herbalife_Ecu de Pomasqui es nuestra manera de desearles a todos un feliz fin de semana✌#Volveremos pic.twitter.com/zV5XOOgZ1d
— LDU Oficial (Desde ?) (@LDU_Oficial) June 20, 2020
Já as equipes peruanas estão no momento de transição, realizando os testes para que os treinamentos sejam permitidos. A tendência é que o Binacional realize os exames em seus atletas e funcionários até o final desta semana. O campeonato nacional será retomado no dia 31 de julho, sendo que todas as partidas serão realizadas em Lima, a capital do país.
Enquanto isso, o São Paulo deve testar todos os seus jogadores e funcionários para a doença causada pelo coronavírus nesta semana, já que o Governo do Estado autorizou a realização dos exames e avaliações físicas a partir desta segunda-feira. Os treinamentos no CT da Barra Funda deverão ser retomados no primeiro dia de julho.