A comissão médica da Conmebol divulgou uma tabela comparativa de três testes para covid-19 realizados desde o início da Copa América no Brasil. Os dados mostram uma tendência de queda nos casos positivos na competição.
No dia 14 de junho foram coletadas 3.045 amostras, sendo que 53 deram positivo, um número que representa 1,73% do total. Cinco dias depois, o número de testes realizados foi para 15.235, com 140 casos positivos, ou seja, 0,9% do total. No dia 21, a soma de todos os testes realizados desde o início do evento havia atingido 22.856, dos quais 166 foram positivos, reduzindo a incidência para 0,7%.
Além disso, foi mostrado que a grande maioria dos casos positivos correspondem ao pessoal de apoio logístico terceirizado no Brasil, que ainda não havia sido vacinado. Já os jogadores constituem uma minoria no grupo de positivos detectados nos testes.
Quando foi anunciado que a competição seria disputada no Brasil, muitos torcedores protestaram nas redes sociais devido ao estágio avançado da pandemia no país. O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga chegou a ser questionado sobre essa escolha na CPI da covid.
A Copa América começou no dia 13 desse mês e tem data para terminar no dia 10 de julho. O Brasil lidera o grupa B da competição, com nove pontos.