CONMEBOL prepara retorno do futebol com protocolos

Publicado em 3 jul 2020, às 10h01.

Por: Vinicius Moschen

A instituição, responsável por competições como a Libertadores e a Copa Sul-Americana, participou de cúpula de países do continente

Na última quinta-feira (2), a CONMEBOL apresentou documentos referentes aos protocolos sanitários para o retorno do futebol internacional na América do Sul após a pausa por conta da pandemia de COVID-19. A reunião, que contou com a presença de chefes de estado do continente, ocorreu em formato virtual.

Os detalhes dessas medidas não foram divulgados ao público, mas fazem referência aos treinamentos, deslocamentos e jogos em si. Os protocolos devem incluir jogos sem torcida e uso de máscaras por parte de comissões técnicas e demais profissionais envolvidos no evento, além de outros procedimentos. Estas ações já são vistas em campeonatos que retornaram suas atividades, como é o caso das grandes ligas europeias.

Segundo o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, as medidas não representam um retorno imediato do futebol, mas sim um início de debate com especialistas para garantir a segurança das atividades.

Libertadores parou na fase de grupos

Os últimos jogos da Libertadores antes da paralisação por conta da pandemia aconteceram há quase quatro meses, no dia 12 de março. Duas rodadas foram realizadas na fase de grupos, além de uma fase da Copa Sul-Americana.

Único paranaense envolvido nas competições da CONMEBOL, o Athletico está em segundo no grupo C da Libertadores, empatado em todos os critérios com o Peñarol. O Furacão tem como próximo compromisso o confronto contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, ainda sem data marcada.