Coritiba defenderá tabu histórico contra o Cianorte
Além da briga pela vaga nas semifinais do Campeonato Paranaense, o Coritiba terá outra motivação para o duelo contra o Cianorte, neste sábado (19), às 16h, no Couto Pereira, pela partida de volta das quartas de final. O Coxa defenderá um tabu histórico diante do Leão do Vale.
As equipes já se enfrentaram 26 vezes na história, em duelos válidos pelo Campeonato Paranaense e pela Copa dos 100 anos. A vantagem é toda alviverde, com 16 vitórias, além de sete empates, contra apenas três vitórias do time azulino.
Além da supremacia nos números, o Coritiba ostenta mais duas marcas positivas diante do Cianorte, que venceu apenas uma vez no Couto Pereira, e não comemora os três pontos contra o Verdão desde 2017.
Tabu histórico
Das três vitórias do Cianorte contra o Coxa, apenas uma ocorreu no Couto Pereira, palco do duelo desta sábado. Foi em 2007, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense. Na ocasião, o Leão do Vale fez 1 a 0, gol marcado atacante Didi, aos 20 minutos do primeiro tempo.
Freguesia?
Depois deste triunfo em 2007, o Cianorte sofreu para voltar a vencer o Coritiba. Foram dez anos até que o Leão do Vale voltasse a comemorar um triunfo sobre o rival.
Curiosamente, 2017 foi o último ano que a equipe triunfou sobre o Coxa. Logo pela primeira rodada do Campeonato Paranaense, o atacante Vinicius marcou o gol da vitória, que seria repetida na primeira partida das semifinais daquele estadual.
No dia 16 de abril, o Cianorte fez 1 a 0 no Coritiba, gol marcado pelo atacante Eduardo, aos 31 minutos do primeiro tempo.
No entanto, o Leão do Vale não conseguiu segurar a vantagem no jogo de volta, e acabou sendo derrotado por 3 a 1, resultado que garantiu o Coxa na final daquele estadual, que marcou o último título do Verdão na competição.
Provável escalação
Para a partida, o técnico Gustavo Morínigo terá problemas para escalar o Coritiba. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o lateral-esquerdo Guilherme Biro e o volante Val ficam de fora.
Além deles, o volante Willian Farias, com edema na coxa, também foi vetado. O zagueiro Guillermo de los Santos e o meia Robinho, permanecem entregues ao departamento médico, assim como o volante Matheus Sales.
Com isso, uma provável escalação tem: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Andrey, Gustavo Bochecha e Thonny Anderson (Régis); Igor Paixão, Alef Manga (Warley) e Léo Gamalho.
Coritiba e Cianorte se enfrentam neste sábado (19), às 16h, no Couto Pereira, pela partida de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense. O Coxa tem a vantagem do empate. Quem passar, enfrenta o vencedor de Athletico x Londrina nas semifinais. Na partida de ida, o Tubarão venceu por 1 a 0.