Coritiba goleia o Bahia de Feira por 5 a 2 e garante a classificação à segunda fase da Copa do Brasil
Na noite desta quinta-feira (24), Bahia de Feira e Coritiba se enfrentaram, na Arena Cajueiro, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil.
As duas equipes fizeram uma partida bem movimentada em Feira de Santana, com direito a belos lances, disposição, virada e classificação do Coxa, que soube fazer um jogo inteligente e goleou por 5 a 2, gols marcados pelos atacantes Léo Gamalho (2x) e Clayton (2x) e pelo meia Robinho. Os atacantes Rhuann e Caíque fizeram para o time da casa.
Com o resultado, o Coritiba está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, e fica na expectativa de um novo clássico Paratiba, pois seu adversário sairá do duelo entre Pouso Alegre-MG x Paraná Clube, que se enfrentam na próxima terça-feira (01), às 19h. Além disso, o Coxa, já acumula R$ 1,28 milhão em premiação.
Pelo Campeonato Paranaense, o qual já está classificado ao mata mata, o Coritiba volta a campo também na terça-feira (01) e também às 19h, contra o Azuriz, no Estádio Os Pioneiros, pela décima rodada. Já o Bahia de Feira, só entra em campo no domingo (06), às 18h30, diante da Juazeirense, pela sétima rodada do Campeonato Baiano.
BAHIA DE FEIRA 2 X 5 CORITIBA
O jogo começou morno, sem grandes oportunidades para as duas equipes. O Coritiba teve uma chance com Léo Gamalho, aos cinco, mas o atacante pegou muito mal na bola e isolou. O Bahia de Feira respondeu aos nove, mas Caíque finalizou para fora.
A equipe da casa continuou pressionando, e abriu o placar em um lance polêmico. Aos 21, Diones finalizou da entrada da área, a bola desviou em Léo Gamalho e bateu no braço de Luciano Castán. O árbitro Caio Max Augusto Vieira não pestanejou e anotou a penalidade.
O comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci, na transmissão da partida, foi categórico em afirmar que o pênalti não deveria ser marcado. Rhuann, que nada tinha ver com a história, deslocou Alex Muralha e inaugurou o marcador.
No entanto, a resposta do Coritiba foi rápida, e também veio em uma penalidade máxima, desta vez, bem marcada. Após cobrança de escanteio, e desvio, a bola bateu no zagueiro Marcelo Souza, que estava deitado no lance. Léo Gamalho cobrou com categoria, e empatou o duelo.
A estrela do artilheiro do Coxa voltou a brilhar aos 41 minutos. Ele recebeu no meio, teve liberdade para avançar e finalizou rasteiro, com força, no canto de Adilson, que até pulou na bola, mas não evitou a virada do Verdão.
O segundo tempo começou da mesma forma do primeiro. Com pouca intensidade das equipes. O Coxa, com dificuldades ofensivas, parecia satisfeito com o resultado, enquanto o Bahia de Feira, tentava pressionar em busca do empate. A equipe da casa foi premiada pela persistência aos 17 minutos. Zé Oliveira fez grande jogada individual e cruzou para Caíque, livre, apenas completar para as redes.
Após o gol de empate, o técnico Gustavo Morínigo tentou mudar o panorama da partida, e promoveu as entradas de Warley e Robinho. E foi justamente o segundo quem decidiu para o Coritiba. Aos 24, Léo Gamalho recebeu e tocou para Robinho, que de cara para o gol, deu um toque na saída de Adilson, que nada pôde fazer.
O Bahia de Feira não se deu por vencido, e tentou buscar o empate. Até teve chances, com Welisson, Alex Cazumba e Bruninho, mas ambos não conseguiram marcar. Como quem não faz toma, a equipe da casa foi castigada com o quarto gol do Coritiba.
Aos 41, Clayton, que havia acabado de entrar, recebeu em velocidade e tocou na saída do goleiro. Ainda deu tempo para o atacante marcar outra vez, aos 48, para sacramentar a goleada e a classificação para à segunda fase.
Ficha Técnica
Copa do Brasil
Primeira fase
Bahia de Feira: Adilson; Wellisson (Jader 2ºT/44″), Paulo Paraíba, Marcelo e Alex Cazumba; Victor Salvador (Bruninho 2ºT/14″), Diones e Jhonata (Ricardo 2ºT/26″); Caíque, Zé Oliveira (Wilson Potiguar 2ºT/26″) e Rhuann (Deon 2ºT/14″)
Técnico: Flávio Araújo
Gols: Rhuann (1ºT/23″); Caíque (2ºT/17″)
Cartões amarelos: Marcelo Souza (1ºT/33″)
Coritiba: Alex Muralha; Guillermo, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey (Val 2ºT/25″) e Thonny Anderson (Robinho 2ºT/20″); Igor Paixão (Pablo García 2ºT/39″), Léo Gamalho (Clayton 2ºT/39″) e Alef Manga (Warley 2ºT/20″)
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Léo Gamalho (1ºT/29″ e 1ºT/41″); Robinho (2ºT/24″); Clayton (2ºT/41″ 2ºT/48″)
Cartões amarelos: Léo Gamalho (1ºT/25″); Alef Manga (2ºT/01″); Igor Paixão (2ºT/13″); Willian Farias (2ºT/30″); Robinho (2ºT/35″); Egídio (2ºT/45″)
Local: Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA)
Data: 24/02/2022
Horário: 19h
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN)
Quarto árbitro: Eziquiel Sousa Costa (BA)