Coritiba goleia o Bahia de Feira por 5 a 2 e garante a classificação à segunda fase da Copa do Brasil

Publicado em 24 fev 2022, às 20h57. Atualizado às 21h25.

Na noite desta quinta-feira (24), Bahia de Feira Coritiba se enfrentaram, na Arena Cajueiro, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil.

As duas equipes fizeram uma partida bem movimentada em Feira de Santana, com direito a belos lances, disposição, virada e classificação do Coxa, que soube fazer um jogo inteligente e goleou por 5 a 2, gols marcados pelos atacantes Léo Gamalho (2x) e Clayton (2x) e pelo meia Robinho. Os atacantes Rhuann e Caíque fizeram para o time da casa.

Com o resultado, o Coritiba está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, e fica na expectativa de um novo clássico Paratiba, pois seu adversário sairá do duelo entre Pouso Alegre-MG x Paraná Clube, que se enfrentam na próxima terça-feira (01), às 19h. Além disso, o Coxa, já acumula R$ 1,28 milhão em premiação.

Pelo Campeonato Paranaense, o qual já está classificado ao mata mata, o Coritiba volta a campo também na terça-feira (01) e também às 19h, contra o Azuriz, no Estádio Os Pioneiros, pela décima rodada. Já o Bahia de Feira, só entra em campo no domingo (06), às 18h30, diante da Juazeirense, pela sétima rodada do Campeonato Baiano.

BAHIA DE FEIRA 2 X 5 CORITIBA

O jogo começou morno, sem grandes oportunidades para as duas equipes. O Coritiba teve uma chance com Léo Gamalho, aos cinco, mas o atacante pegou muito mal na bola e isolou. O Bahia de Feira respondeu aos nove, mas Caíque finalizou para fora.

A equipe da casa continuou pressionando, e abriu o placar em um lance polêmico. Aos 21, Diones finalizou da entrada da área, a bola desviou em Léo Gamalho e bateu no braço de Luciano Castán. O árbitro Caio Max Augusto Vieira não pestanejou e anotou a penalidade.

O comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci, na transmissão da partida, foi categórico em afirmar que o pênalti não deveria ser marcado. Rhuann, que nada tinha ver com a história, deslocou Alex Muralha e inaugurou o marcador.

No entanto, a resposta do Coritiba foi rápida, e também veio em uma penalidade máxima, desta vez, bem marcada. Após cobrança de escanteio, e desvio, a bola bateu no zagueiro Marcelo Souza, que estava deitado no lance. Léo Gamalho cobrou com categoria, e empatou o duelo.

A estrela do artilheiro do Coxa voltou a brilhar aos 41 minutos. Ele recebeu no meio, teve liberdade para avançar e finalizou rasteiro, com força, no canto de Adilson, que até pulou na bola, mas não evitou a virada do Verdão.

O segundo tempo começou da mesma forma do primeiro. Com pouca intensidade das equipes. O Coxa, com dificuldades ofensivas, parecia satisfeito com o resultado, enquanto o Bahia de Feira, tentava pressionar em busca do empate. A equipe da casa foi premiada pela persistência aos 17 minutos. Zé Oliveira fez grande jogada individual e cruzou para Caíque, livre, apenas completar para as redes.

Após o gol de empate, o técnico Gustavo Morínigo tentou mudar o panorama da partida, e promoveu as entradas de Warley e Robinho. E foi justamente o segundo quem decidiu para o Coritiba. Aos 24, Léo Gamalho recebeu e tocou para Robinho, que de cara para o gol, deu um toque na saída de Adilson, que nada pôde fazer.

O Bahia de Feira não se deu por vencido, e tentou buscar o empate. Até teve chances, com Welisson, Alex Cazumba e Bruninho, mas ambos não conseguiram marcar. Como quem não faz toma, a equipe da casa foi castigada com o quarto gol do Coritiba.

Aos 41, Clayton, que havia acabado de entrar, recebeu em velocidade e tocou na saída do goleiro. Ainda deu tempo para o atacante marcar outra vez, aos 48, para sacramentar a goleada e a classificação para à segunda fase.

Ficha Técnica
Copa do Brasil
Primeira fase

Bahia de Feira: Adilson; Wellisson (Jader 2ºT/44″), Paulo Paraíba, Marcelo e Alex Cazumba; Victor Salvador (Bruninho 2ºT/14″), Diones e Jhonata (Ricardo 2ºT/26″); Caíque, Zé Oliveira (Wilson Potiguar 2ºT/26″) e Rhuann (Deon 2ºT/14″)
Técnico: Flávio Araújo
Gols: Rhuann (1ºT/23″); Caíque (2ºT/17″)
Cartões amarelos: Marcelo Souza (1ºT/33″)

Coritiba: Alex Muralha; Guillermo, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey (Val 2ºT/25″) e Thonny Anderson (Robinho 2ºT/20″); Igor Paixão (Pablo García 2ºT/39″), Léo Gamalho (Clayton 2ºT/39″) e Alef Manga (Warley 2ºT/20″)
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Léo Gamalho (1ºT/29″ e 1ºT/41″); Robinho (2ºT/24″); Clayton (2ºT/41″ 2ºT/48″)
Cartões amarelos: Léo Gamalho (1ºT/25″); Alef Manga (2ºT/01″); Igor Paixão (2ºT/13″); Willian Farias (2ºT/30″); Robinho (2ºT/35″); Egídio (2ºT/45″)

Local: Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA)
Data: 24/02/2022
Horário:
 19h
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN)
Quarto árbitro: Eziquiel Sousa Costa (BA)