Coritiba acerta a contratação do técnico Guto Ferreira
O Coritiba já definiu o substituto de Gustavo Morínigo, demitido no início da tarde deste domingo (14), após a derrota para o Atlético-MG, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Após poucas horas de negociação, o clube acertou a contratação de Guto Ferreira.
A notícia foi divulgada pela jornalista Nadja Mauad. As conversas aconteceram rapidamente, assim como o acerto. O treinador, de 56 anos, que comandou o Bahia na atual temporada, deverá chegar à Curitiba nas próximas horas. Ele comandará os treinamentos no início desta semana, e fará sua estreia diante do Fluminense, no próximo sábado (20), pela 23ª rodada.
Mais sobre ele
Guto Ferreira era o nome preferido da direção do Coritiba, embora não fosse unanimidade. Ele se encaixa no perfil de treinador que os dirigentes buscavam. Além do Bahia, seu último trabalho, o profissional também tem passagens por Internacional, Ceará, Chapecoense, Ponte Preta, Figueirense, Sport, Portuguesa e Mogi Mirim.
O “Gordiola”, como é carinhosamente chamado, acumula títulos pelo Internacional (Campeonato Gaúcho 2002), Chapecoense (Campeonato Catarinense 2016), Bahia (Campeonato Baiano 2018) e Ceará (Copa do Nordeste 2020).
Gustavo Morínigo
Guto Ferreira terá a missão de tirar o Coritiba da zona de rebaixamento, e buscar as vitórias que faltam para salvar a equipe do rebaixamento à Série B. Terceiro treinador mais longevo do país, Gustavo Morínigo deu adeus após o revés sofrido contra o Galo, no último lance da partida.
O paraguaio chegou no fim da temporada 2020 (encerrado em 2021 por conta da pandemia), na campanha em que o alviverde foi rebaixado para a Série B. Fez uma campanha ruim no estadual, terminado em nono colocado. Reestruturou o time e conseguiu o acesso para Série A, terminando a temporada 2021 na terceira posição.
No comando do Coxa, foram 99 jogos, com 44 vitórias, 22 empates e 34 derrotas, com aproveitamento de 50,8%. Também conquistou o Campeonato Paranaense deste ano, vencendo o Maringá.
O Coritiba volta a campo no sábado (20), às 19h, diante do Fluminense, no Maracanã, pela 23ª rodada da Série A. O Coxa é o 18º colocado, com 22 pontos.