Coritiba propõe modernização do escudo e sócios decidirão sobre a alteração
Em reunião do Conselho Deliberativo nesta terça-feira (31), foi apresentado aos conselheiros a modernização do possível novo escudo do Coritiba, os sócios decidirão sobre a alteração do escudo alviverde em Assembleia Geral, marcada para o dia 28 de fevereiro.
Segundo a apresentação da agencia de publicidade contrata para desenhar o novo escudo, o objetivo é modernizar a identidade do Coritiba.
Não é a primeira vez que o Coritiba faz modificações em sua identidade. Durante a sua história centenária, o clube utilizou oito escudos diferentes. Algumas alterações foram nos detalhes e as últimas intervenções praticamente não causaram impacto.
ESCUDO ATUAL
Segundo Estatuto do Coritiba, Art. 6º e 9º, o emblema do clube é constituído por: círculo, simbolizando o globo terrestre; desenho raiado, lembrando calotas polares; grafia do nome “Coritiba Foot Ball Club”, por extenso, com “Paraná” escrito no espaço inferior; e, com destaque no centro de globo, as iniciais CFC. As cores remetem à bandeira do Estado do Paraná e a estrela dourada é o símbolo do Campeonato Brasileiro de 1985.
O novo escudo não contará com a escrita “Coritiba Foot-Ball Club” e “Paraná” e não terá mais a estrela dourada que representava o título brasileiro de 1985.
PROPOSTA DE MODERNIZAÇÃO
O novo escudo do Coxa se inspira na construção textual da 1ª bandeira do clube, além dos meridianos da 1ª versão com o globo terrestre. Uma busca de valorizar quem realmente somos sem perder as raízes, mas ainda crescendo e gerando por meio de suas sementes uma nova geração de Coxas-Brancas. Ao invés de 12 gomos agora temos 10 sementes, que também representam o mês de fundação do Clube.