Sócios do Coritiba aprovam o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF)
Esta quinta-feira (23) ficará marcada como um dia histórico no Coritiba. Em assembleia realizada de forma virtual, das 10h às 14h, os sócios torcedores votaram e aprovaram o modelo que transformará o clube em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Com 95,47% votos favoráveis, dentre os 4.099 sócios aptos a votar, o modelo de SAF foi aprovado pelo Conselho Administrativo do clube. Com isso, o Coxa irá iniciar os trâmites burocráticos para a constituição desta nova empresa.
Com a mudança autorizada pelos sócios, o Conselho Administrativo do Coritiba irá constituir o modelo de SAF para o clube, na forma da Lei Federal nº 14.193/2021, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em agosto deste ano.
O modelo de SAF foi aprovada por alguns clubes do Brasil, como o Athletico, Botafogo, Cruzeiro e Chapecoense. Outros como o Vasco, estudam entrar neste modelo que já é adotado pelo Botafogo de Ribeirão Preto.
Caso o Coritiba aprove a mudança para a SAF, a instituição irá funcionar, como uma empresa, podendo receber fundos de investimentos nacionais e internacionais, lançamento de ações em bolsas de valores, entre outras possibilidades.
Com a aprovação, o Coxa adotará três passos: tratamento e quitação da dívida, estrutura de gestão de excelência e captação de recursos a médio e longo prazo.
O Coxa, por meio de nota, em seu site oficial, reiterou aos torcedores “que a aprovação da SAF assegura a manutenção da história e imagem do Coritiba Foot Ball Club, garantindo que o clube continue sendo o guardião de questões como símbolo, emblemas, cores, camisas e demais elementos indissociáveis de sua tradição, ao passo que toda e qualquer mudança neste sentido apenas poderá ocorrer com o aval do Clube enquanto associação”.
Enquanto movimenta os bastidores, o Departamento de Futebol do Coxa está em férias após o final da temporada. A reapresentação do elenco será dia 03 de janeiro.
A estreia no Campeonato Paranaense está marcada para o sábado (22) de janeiro, às 16h, contra o Cianorte, no Couto Pereira. Além do estadual, o Coxa terá as disputas da Copa do Brasil e da Série A do Campeonato Brasileiro em 2022.