Coritiba tentará quebrar tabu de 11 anos contra o Ceará
Na briga pela ponta da tabela da Série A, o Coritiba terá uma motivação extra para o duelo diante do Ceará, neste sábado (04), às 19h, na Arena Castelão, pela nona rodada. O Coxa tentará derrubar um tabu de 11 anos diante do Vozão.
Até hoje, as equipes se enfrentaram 17 vezes na história, em partidas válidas pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. A vantagem é do Coxa, que venceu sete vezes, contra cinco triunfos do Vozão. Ainda ocorreram outros cinco empates.
Porém, apesar de levar vantagem no retrospecto, já faz tempo que o Coritiba não vence o Ceará. Tudo bem que as equipes ficaram um hiato de nove anos sem se enfrentar, mas a última vitória coxa-branca foi há 11 anos.
Série A
Pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, as equipes duelaram no Couto Pereira, no dia 30 de junho. O Coritiba levou a melhor, e venceu por 3 a 1, gols marcados pelo volante Léo Gago e pelos atacantes Éverton Costa e Leonardo, enquanto o também atacante Washington marcou para os cearenses.
Após aquela partida, as equipes se enfrentaram apenas outras três vezes, pelo segundo turno da Série A de 2011 e pela Série A de 2020. Isso ocorreu pelo fato das equipes se alternarem entre as disputas da primeira e da segunda divisão, nos anos de 2012 a 2019.
Nos três duelos, o Ceará levou a melhor, a última vez pela 37ª rodada da Série A de 2020, quando fez 2 a 0 no Couto Pereira, gols marcados pelos atacantes Felipe Vizeu e Saulo Mineiro. O Coritiba já estava rebaixado nesta partida.
Provável escalação
O técnico Gustavo Morínigo ainda realizará uma última atividade nesta sexta-feira (03), já na capital Fortaleza, quando ele definirá a equipe titular do Coritiba. Porém, ele terá alguns retornos e desfalques para o duelo.
Desfalques na vitória contra o Botafogo, os zagueiros Henrique e Luciano Castán, retornam entre os titulares, assim como o atacante Alef Manga. Além deles, também voltam de lesão os laterais-direito Natanael e Nathan.
Porém, o também lateral-direito Matheus Alexandre e o atacante Léo Gamalho, sentiram lesão e não viajaram com a delegação. Os laterais Egídio e Warley seguem fora pelo mesmo motivo.
Com isso, uma provável escalação tem: Alex Muralha; Guillermo de los Santos (Natanael), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias, Val e Thonny Anderson (Robinho); Igor Paixão, Clayton (Adrian Martínez) e Alef Manga (Fabrício Daniel).
Ceará e Coritiba se enfrentam neste sábado (04), às 19h, na Arena Castelão, pela nona rodada da Série A. O Vozão é o 15º colocado, com nove pontos, enquanto o Coxa ocupa a quarta posição, com 13 pontos.