Coritiba tentará quebrar tabus diante do Corinthians
Precisando vencer para se afastar da zona de rebaixamento da Série A, o Coritiba tentará quebrar alguns tabus diante do Corinthians, nesta quarta-feira (20), às 21h30, na Neo Química Arena, pela 18ª rodada. Já são onze anos sem ganhar do rival, além de nunca ter vencido no estádio corinthiano.
Rivais de longa data, as equipes já se enfrentaram 49 vezes na história, em partidas válidas pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Torneio do Povo, Copa dos Campeões e Série A do Campeonato Brasileiro. A vantagem é toda do Timão, que venceu 24 vezes, com outros onze empates e 14 vitórias do Coxa.
Porém, enfrentar o rival tem sido uma dura tarefa para o Coritiba. Nas últimas 15 vezes que se enfrentaram, foram nove vitórias do Corinthians e cinco empates. A última vez que o Coxa comemorou os três pontos diante do rival já faz tempo.
Onze anos
A última vitória do Coritiba contra o Corinthians foi em 2011, pela 21ª rodada da Série A. Na ocasião, no Couto Pereira, o Coxa levou a melhor, ao fazer 1 a 0, gol marcado pelo lateral-direito Jonas, no segundo tempo. Ao final daquela temporada, o Timão se sagraria campeão brasileiro.
Além de estar há onze anos sem vencer o Corinthians, o Coritiba também tentará quebrar outro tabu: de nunca ter vencido na Neo Química Arena. Inaugurada em 2014, o estádio foi palco de cinco confrontos entre as equipes, com quatro vitórias do Timão e um empate.
No último confronto realizado em São Paulo, válido pela quarta rodada da Série A de 2020, o Corinthians venceu por 3 a 1, gols marcados pelos atacantes Léo Natel, Jô e Gustavo Mosquito. O também atacante Sassá anotou o tento do Coritiba.
Na última vez que duelaram, pela 23ª rodada, o Timão também conquistou os três pontos, no Couto Pereira, ao fazer 1 a 0, gol marcado pelo lateral-esquerdo Fábio Santos.
Provável escalação
Para a partida, o técnico Gustavo Morínigo terá desfalques e retornos. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o lateral-direito Matheus Alexandre fica de fora, assim como o atacante Fabrício Daniel, que está lesionado. O meia Robinho, que finalizou o processo de transição, não viajou com a delegação.
Por outro lado, o treinador do Coritiba terá a volta do zagueiro Henrique e do lateral-esquerdo Diego Porfírio. O primeiro volta de suspensão e retorna entre os titulares, enquanto o segundo, recuperado de lesão, aparece como opção.
Uma provável escalação tem: Rafael William; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Egídio (Diego Porfírio); Willian Farias, Val e Matías Galarza (Thonny Anderson); Adrían Martínez (Alef Manga), Léo Gamalho e Igor Paixão.
Corinthians e Coritiba se enfrentam nesta quarta-feira (20), às 21h30, na Neo Química Arena, pela 18ª rodada da Série A. O Timão é o terceiro colocado, com 29 pontos, enquanto o Coxa aparece na 16ª posição, com 19 pontos.