Última vitória do Coritiba contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, foi em 2012
Além da chance de ficar ainda mais próximo do acesso à Série A, o Coritiba também terá uma outra motivação para a partida deste sábado (06), contra o Náutico, às 16h15, no Estádio dos Aflitos, pela 34ª rodada da Série B. A última vez que o Coxa triunfou no estádio do rival foi em 2012.
Na história, as equipes se enfrentaram 23 vezes, em partidas válidas pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O Coxa leva vantagem, com dez vitórias, contra oito do Timbu. Também houveram cinco empates.
Em Recife, ocorreram 12 dos 23 jogos. A vantagem é do Náutico, que venceu sete vezes, com dois empates e três triunfos do Coritiba, o último em 2012.
Pela Série A
A última vez que o Coxa comemorou os três pontos em Recife foi em 2012, ainda pela Série A. Pela 12ª rodada, em um jogo eletrizante, o Coritiba fez 4 a 3 no Náutico.
O Verdão chegou a estar atrás do placar por duas vezes, mas foi buscar a virada, com gols marcados pelo atacante Leonardo (2x), pelo zagueiro Pereira e pelo meia Robinho. O volante Souza e os atacantes Kieza e Rico marcaram para o Timbu.
Vale ressaltar, no entanto, que houve um hiato de oito anos sem as equipes se enfrentarem. Rebaixado da Série A em 2013, quando disputou a elite pela última vez, o Náutico chegou até a frequentar a Série C nos últimos anos, mas retornou à Série B em 2020 e está em sua segunda temporada seguida na divisão.
Último confronto
Pela 15ª rodada do primeiro turno da atual Série B, o Coritiba levou a melhor sobre o Náutico, no Couto Pereira, e venceu por 3 a 1, gols marcados pelos atacantes Igor Paixão, Waguininho e Léo Gamalho. O também atacante Matheus Carvalho marcou para o Náutico.
Na ocasião, o duelo era direto na briga pela liderança da competição. O Timbu, invicto, era o líder, com 30 pontos, enquanto o Coxa era o segundo, com 26. Com aquela vitória, a situação mudou totalmente de figura.
Os pernambucanos perderam o rumo no campeonato, saíram do G4 e hoje não tem mais chances de acesso, enquanto o Coritiba assumiu a liderança na 17ª rodada e não largou mais, estando agora à uma vitória de alcançar o número mágico para subir.
Provável escalação
Para a partida, o técnico Gustavo Morínigo terá o retorno do volante Val, que cumpriu suspensão na vitória contra o Operário, na última rodada. Ele volta ao time no lugar de Matheus Sales, e forma dupla com Willian Farias.
A outra dúvida é no setor de criação. Ainda há dúvida se o atacante Rafinha será mantido na equipe no lugar de Robinho. Até mesmo Waguininho pode ser sacado do time e ficar como opção no banco. O treinador deverá definir a escalação do Coritiba após o treinamento desta tarde, já em solo pernambucano.
Com isso, uma provável escalação tem: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias, Val, e Robinho (Rafinha); Waguininho, Léo Gamalho e Igor Paixão.
Náutico e Coritiba se enfrentam neste sábado (06), às 16h15, no Estádio dos Aflitos, pela 34ª rodada da Série B. Líder com 61 pontos, o Coxa ainda não pode garantir matematicamente o acesso nesta rodada, mas em caso de vitória, atinge o número mágico para o acesso. Já o Timbu, que apenas cumpre tabela, é o nono colocado, com 45 pontos.