Com gol de pênalti de Alef Manga, Coritiba vence o Flamengo e garante a permanência na Série A

Publicado em 6 nov 2022, às 18h02. Atualizado às 18h11.

Na tarde deste domingo (06), Coritiba e Flamengo se enfrentaram, no Couto Pereira, em jogo válido pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Acabou o sofrimento. O Coxa está matematicamente garantido na Série A de 2023. Foi na raça, na luta, no sofrimento e com um gol de pênalti. Mas, o triunfo diante do atual campeão da Copa Libertadores veio. Alef Manga decidiu novamente e anotou o tento por 1 a 0 diante dos cariocas, para festa e alívio dos mais de 33 mil torcedores que compareceram ao Alto da Glória e fizeram um espetáculo nas arquibancadas.

Com o resultado, o Coritiba, agora com 41 pontos, fica em 15º lugar, e garante matematicamente a permanência na elite nacional em 2023, graças a derrota do Ceará e o empate do Atlético-GO, que é o 17º colocado, com 34 pontos. De quebra, o Coxa encosta no Red Bull Bragantino, e vai para as duas últimas rodadas sonhando com uma vaga na Copa Sul-Americana. Já o Flamengo, termina a rodada na quinta posição, com 61 pontos.

Na próxima rodada, a 37ª e penúltima da Série A, o Coritiba fará a sua última partida no Couto Pereira na temporada, diante do Corinthians, na quarta-feira (09), às 19h. No mesmo dia, mas às 21h30, o Flamengo vai até Caxias do Sul, encarar o Juventude, no Alfredo Jaconi.

CORITIBA 1 X 0 FLAMENGO

A partida começou movimentada, com as duas equipes buscando jogo. Apoiado pela torcida, que fez uma linda festa no Couto Pereira, o Coritiba marcava a saída de bola, mas não conseguia assustar o goleiro Hugo Souza. O Flamengo também não demorou a entrar no jogo, e mesmo com seu time reserva, passou a dominar as ações.

Aos cinco, o goleiro Gabriel se atrapalhou com um passe de Bruno Gomes e quase entrou com a bola para o gol. Os cariocas tinham mais posse de bola, e abusavam dos cruzamentos na área. Em um deles, aos 16 minutos, Pablo subiu mais que a defesa, mas mandou por cima do gol. No lance seguinte, Marinho, na entrada da área, arriscou o seu “mini-míssil”. A bola ia no ângulo, mas Gabriel apareceu para fazer uma defesa espetacular e salvar o Coxa.

O Flamengo deu uma abaixada no ímpeto. Com isso, o Coritiba conseguiu jogar, e passou a ameaçar a meta adversária. Aos 27, o Robinho soltou uma bomba e parou em Hugo Souza, que se transformou no destaque da partida.

Aos 37, Alef Manga ganhou da defesa e saiu em velocidade, mas o goleiro flamenguista apareceu bem e mandou para escanteio. Na cobrança, foi a vez de Chancellor cabecear e obrigar o arqueiro a salvar. No último lance do primeiro tempo, Bruno Gomes cobrou falta com categoria. A bola ia no ângulo, mas Hugo Souza voou nela e fez uma defesa espetacular, garantindo o empate parcial.

O Coritiba voltou com mudanças para a segunda etapa. Guto Ferreira promoveu as entradas de Fabrício Daniel e Régis, que havia sido o herói da vitória contra o Juventude.

Assim como em Caxias do Sul, o meia voltou a ser protagonista. Aos 11, ele foi derrubado por Diego Ribas dentro da área. Após revisão do VAR, o árbitro Raphael Claus anotou a penalidade máxima. Alef Manga foi para a bola e mandou rasteiro, no canto de Hugo Souza, que foi nela mas não alcançou, para delírio da torcida coxa-branca.

Após o gol, o Coritiba soube controlar muito bem a partida e o Flamengo, que passou a ter muitas dificuldades para conseguir desenvolver o seu futebol. O técnico Dorival Júnior promoveu várias mudanças, mas elas não surtiram efeito. Com isso, restou ao Coxa esperar o tempo passar, para comemorar a vitória por 1 a 0, que garante a equipe matematicamente na elite da próxima temporada, para alívio da torcida, que fez uma linda festa no Alto da Glória.

Ficha Técnica
Série A
36ª rodada

Coritiba: Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade, Galarza (Fabrício Daniel 2ºT/00″), Bruno Gomes (Willian Farias 2ºT/42″) e Robinho (Régis 2ºT/04″); Alef Manga (Egídio 2ºT/42″) e Matheus Cadorini (Léo Gamalho 2ºT/26″)
Técnico: Guto Ferreira
Gols: Alef Manga (2ºT/12″)
Cartões amarelos: Galarza (1ºT/07″); Matheus Cadorini (2ºT/16″); Régis (2ºT/34″); Léo Gamalho (2ºT/38″); Alef Manga (2ºT/42″)

Flamengo: Hugo Souza; Matheuzinho (Rodinei 2ºT/29″), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Diego Ribas (Mateusão 2ºT/15″), Vidal (Pulgar 2ºT/29″) e Matheus França; Marinho e Everton (Matheus Gonçalves 2ºT/29″)
Técnico: Dorival Júnior
Gols: 
Cartões amarelos: João Gomes (1ºT/43″); Matheuzinho (2ºT/26″); Marinho (2ºT/34″)

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 06/11/2022
Horário:
 16h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Neuza Inês Back (Fifa-SP)
Quarto árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Gustavo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa-SP

Mostrar próximo post
Carregando