Coritiba x Athletico: a rivalidade que divide o Paraná
Coritiba e Athletico-PR se encontrarão pela quarta vez em 2022. Agora, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (19), no Couto Pereira. Será o primeiro clássico de Luiz Felipe Scolari a frente do Furacão, enquanto Gustavo Morínigo vai para seu quinto clássico no comando do time do Alto da Glória.
Este será o encontro de número 378 entre os times, com 142 vitórias do Coxa, 122 vitórias do Furacão e 113 empates até o último clássico, pelas semifinais do estadual desse ano. A primeira vez que se jogaram foi pelo Campeonato Paranaense de 1924.
Os dois times vivem momentos diferentes nesse Brasileiro: o Coxa vem de duas derrotas seguidas (perdeu a invencibilidade no Couto para Palmeiras e foi goleado pelo Bragantino), e acumula quatro jogos sem vitória. Já o time da Baixada vem de empate contra o Corinthians e está sem perder desde 14 de maio, quando foi derrotado pelo Fluminense, no primeiro jogo de Felipão no comando rubro-negro.
Felipão no Coxa e Athletico vice-campeão da série B
Felipão, que é acostumado com clássicos (Gre-Nal, Derby Paulista, entre outros clássicos) e disputar seu primeiro Athletiba, já esteve de outro lado e muitos torcedores não devem lembrar: o atual treinador rubro-negro teve uma rápida passagem pelo Coxa em 1990, quando veio por indicação de Levir Culpi, mas não teve sucesso. Três jogos, três derrotas e o pedido de demissão. Na época, o alviverde disputava a série B daquele ano, passava por dificuldades e terminou na 26ª posição, com 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas em 10 partidas jogadas.
O Furacão também disputou a série B de 1990 e chegou até a final da competição, empatando com o Sport Recife nos dois jogos (1-1 e 0-0). Mas o time pernambucano se sagrou campeão por causa do critério do gol fora de casa. Conseguiu o acesso e fez uma campanha razoável, com 7 vitórias, 13 empates e 4 derrotas em 24 jogos disputados.
Retrospecto de jogos
De 2020 pra cá, a dupla Athletiba se enfrentaram nove vezes, com 4 vitórias rubro-negras, 2 vitórias alviverdes e 3 empates. Os times também pouco ganharam um clássico por margem de 4 gols ou mais em competições oficiais jogando em casa ou fora.
A maior goleada do Coritiba em cima do Athletico foi no Paranaense 2020, quando goleou por 4 a 0 no Couto Pereira. Já o Furacão também goleou o Coxa no Couto por 4 a 1, mas pela Seletiva da Libertadores 1999. O placar mais típico em clássicos é uma simples vitória por 1 a 0, seja jogando na Arena da Baixada ou no Alto da Glória.
Torcida única
O jogo será de torcida apenas do Coritiba e no returno será a vez dos torcedores do Athletico lotar a Arena da Baixada. Esse pedido foi feito pelos dois times e aceito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para evitar confusão e cenas de violência vistas no último jogo do Coritiba contra o Palmeiras no último domingo (12).