Cristiane, grande destaque do elenco feminino do Santos, se manifestou após as ofensas de Sergio Ramos, sócio e ex-conselheiro do Peixe por quatro mandatos. 

E a atacante não poupou Ian Rocha, Fabiano Reis e Wagner Dias, membros do Blog Soul Santista. O trio convidou Sergio para uma live no canal e não questionou a fala do associado.

“Na infância escutamos e passamos por situações que nos entristecem e desanimam, mas por amor nunca desistimos. Na adolescência e na fase adulta continuamos escutando esse tipo de absurdo e passando raiva com um bando de idiotas como esse senhor e tantos outros que nos agridem com palavras e atitudes. Espero de coração que algo seja feito a esse ser e aos outros abobalhados que ficam rindo e não fazem nada. Tenho pena de vocês. Ah, desafio os quatro imbecis a testarem as mocinhas e ver o quão F… vocês são”, escreveu Cristiane, no Instagram.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cristiane Rozeira (@crisrozeira)

O associado Sergio Ramos respondeu.

“Com relação a esse assunto, é muito simples. Eu não falei nada sobre as mulheres como gênero. Eu não falei nada sobre nenhuma atleta, nem as conheço. Eu dei minha opinião particular sobre um esporte, o futebol feminino. Tenho direito de ter essa opinião, gostem as pessoas ou não. Muita gente diz a mesma coisa sobre esportes de luta. Tudo está ganhando uma proporção oportunista levando para ofensas às mulheres. É apenas uma opinião sobre um esporte. Essa é minha visão. Em nenhum momento ataquei qualquer pessoa, apenas disse o que penso sobre um esporte específico, usando meu direito de opinião num país democrático (ou que deveria ser)”, falou.

“Ah, e agora estão falando que comparei as jogadoras a prostitutas. Não é verdade. O que eu disse é que existe uma possibilidade de marketing de colocar modelos num time feminino captando torcedores de todos os clubes, torcedores que vão a estádios. Muita gente não gostou, mas é uma ideia. Em nenhum instante falei que as jogadoras são prostitutas”, completou.

Um grupo de 16 conselheiros do Peixe cobra punição a Sergio Ramos. Ele chamou o futebol feminino de lixo e sugeriu violência contra as atletas.

“Campo de futebol não é lugar de mocinha. Mocinhas no campo de futebol são aquelas que a gente enche de porrada e tira de lá, porque não têm que estar lá. Futebol feminino é um lixo. Não assisto uma porcaria dessa de jeito nenhum”, disse Sergio.

“Vão te xingar”, alertou Ian.

“Pode xingar”, respondeu Sergio.

“Isso é politicamente incorreto”, completou Ian, rindo.

“Eu sou incorreto. Eu teria futebol feminino no Santos porque é obrigado. Eu iria no Bahamas, pegaria um time no Bahamas, colocaria uniforme bem coladinho. E diria para não encostar na bola, poderiam apanhar de 50 a 0 todo jogo. E eu garanto que os torcedores de todos os times torceriam para meu time do Bahamas”, concluiu Sergio, em vídeo que se espalhou pelas redes sociais, citando o nome de um centro de entretenimento para adultos da capital paulista.

Vale destacar que o Santos possui um elenco feminino competitivo, inclusive com formação de atletas nas categorias de base. O Peixe tem atletas renomadas como Cristiane e homenageou a artilheira Ketlen com sua imagem no muro do CT Rei Pelé recentemente.

Pedido ao Conselho Deliberativo

O requerimento foi assinado por Valéria Mendes dos Santos e subscrito por outros 15 conselheiros. Leia abaixo:

“No último dia 30 de janeiro de 2021, durante uma Live realizada pelo BLOG SOUL SANTISTA em seu Canal no YOUTUBE, o Sr Sérgio Ramos (SERGIO EDUARDO C DE OLIVEIRA RAMOS, SÓCIO INSCRITO SOB A MATRÍCULA 34612) fez uma fala de desrespeito, misoginia e machismo, proferida contra categoria de Futebol Feminino do SANTOS FC, onde faz comentários discriminatórios, além de sexualizar nossas atletas com vocabulário bastante chulo e vulgar.

Conforme o artigo 12, nas alínea (f) e (l) é dever do associado do Santos FC, respectivamente: respeitar os membros dos órgãos do Santos e seus funcionários no exercício de suas funções; zelar pelo bom nome dos Santos e a moralidade no quadro associativo. De acordo com as penalidades previstas no Artigo 13 – os associados que infringirem as disposições deste Estatuto e dos regulamentos e as ordens emanadas dos órgãos do Santos estarão sujeitos às seguintes penalidades:

(a) advertência verbal;

(b) censura escrita;

(c) suspensão;

(d) eliminação do quadro associativo; e

(e) perda do mandato e inelegibilidade.

Sendo assim, venho pedir ao Sr Presidente da Mesa, que encaminhe esta solicitação ao Comitê de Gestão para que, junto a Divisão de Inquérito e Sindicância do Departamento Jurídico do Santos FC, faça apuração dos fatos atribuídos e passíveis de punição ao sócio envolvido, como previsto nos artigos 14, 16 e 17 de nosso Estatuto. Certa de vossa atenção, agradeço e aguardo retorno”.

Assinaram o requerimento: Valéria Mendes, dos Santos, Rosangela Maria Bonano, Raissa Garcia Lopes, Sandra Helena Moreira Lima, Fábio Rosendo Pereira, Marcelo Gonzaga de Mello, David Jonatan Dias, Ronaldo Antonio Teixeira Galvanese, Eduardo RIbeiro Filetti, Gabriel Castro de Gouveia Roldão, Fabio Eduardo Gonçalves Sartori, Ernani Thiotsu Yara, Diego Oliveira Turato, Paulo Bellinassi, Jefferson Willian Moure Oliva e Rodrigo Neves Rodrigues Fernandes.

Reprodução do Blog Soul Santista

Posicionamento do Blog Soul Santista

O canal fez uma publicação nas redes sociais chamando o fato de “polêmica”.

“Prezados (as) Seguidores (as), Fruto da polêmica destacada nas redes sociais, em razão de um trecho em nosso Resenha do dia 30/01, no qual foi abordado o futebol feminino: A opinião do Convidado Sérgio Ramos não representa a opinião do BSS. Respeitamos o futebol feminino e, sobretudo, o público feminino. O BSS fará uma live amanhã (01/02) às 21:30hs e prestará o devido esclarecimento sobre essa polêmica. O chat estará aberto para interagirmos”.