No retorno do Campeonato Inglês, o Manchester City recebeu o Arsenal nesta quarta-feira e venceu por 3 a 0, em um dos jogos restantes da 29ª rodada. A equipe de Pep Guardiola teve controle durante todo o jogo e contou com atuação desastrosa de David Luiz para garantir a vitória.
Com o resultado, o City impede que o Liverpool seja campeão já na próxima rodada. Os citizens agora tem 60 pontos na vice-liderança, contra 82 dos reds e 53 do 3º colocado Leicester.
Já o Arsenal vive situação bastante delicada na tabela. Os gunners estacionaram nos 40 pontos e estão apenas na 9ª colocação, oito atrás do Chelsea, primeira equipe na zona de classificação para a Liga dos Campeões.
O jogo
Melhor que o Arsenal na temporada, o City teve o controle da partida desde o começo. Aos três minutos, De Bruyne cobrou falta da entrada da área e exigiu boa defesa de Leno. Antes dos 30, os visitantes ainda perderam Xhaka e Pablo Marí – substituído por David Luiz-, que sentiram lesões.
O belga continuou se destacando no lado dos visitantes e deixou Mahrez e Sterling na cara do gol, aos 38 e aos 39, respectivamente, mas a bola não entrou. O gol do City só saiu nos acréscimos. De Bruyne fez novo lançamento, David Luiz falhou ao cortar a bola e deixou de graça para Sterling dentro da área; o atacante dominou e fuzilou para fazer 1 a 0.
No segundo tempo, o defensor brasileiro completou sua atuação desastrosa com um pênalti sobre Mahrez, aos quatro minutos. O zagueiro acabou expulso e De Bruyne converteu a cobrança para ampliar.
Já nos acréscimos, Aguero, que entrou no lugar de Gabriel Jesus no decorrer do jogo, saiu em disparada, tabelou com Sterling e ficou na cara do gol. O argentino bateu rasteiro, a bola desviou em Leno e acertou a trave; no rebote, o jovem Phil Foden, que também entrou na segunda etapa, só teve o trabalho de empurrar para as redes. 3 a 0.
Manifestações antes da partida
Antes da bola rolar, uma mensagem do elenco do Manchester City e do técnico Pep Guardiola condenando o racismo e apoiando a campanha #BlackLivesMatter foi exibida nos telões do estádio. Os atletas também se ajoelharam como forma de protesto pela morte do norte-americano George Floyd e respeitaram um minuto de silêncio pelas vítimas do coronavírus.
Nos uniformes, uma inscrição com os dizeres Black Lives Matter (vidas negras importam) e outra com a marca da NHS, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.
Empate em Birmingham
No primeiro jogo do dia, o Aston Villa recebeu o Sheffield United e empatou por 0 a 0. Com a igualdade os mandantes se mantiveram na vice-lanterna com 26 pontos, enquanto os visitantes tem 44 na 6ª colocação.