Equador surpreende a Holanda e garante empate por 1 a 1
Valendo a liderança do Grupo A e a classificação às oitavas da Copa do Catar, a Holanda ficou apenas no empate por 1 x 1 com o Equador, na tarde desta sexta-feira (25), no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar.
Os gols da partida foram anotados pelo holandêz Gakpo e o equatoriano Valencia, respectivamente. Com o resultado, ambas as seleções mantêm chances de avançar no torneio.
No entanto, por ter perdido suas duas primeiras partidas, o Catar, país anfitrião da copa, está matematicamente eliminado da competição, podendo somar no máximo 3 pontos, no Grupo A.
Holanda e Equador com 4 pontos e Senegal com 3, vão definir quem fica com as duas vagas do grupo A na próxima terça-feira, 12h (horário de Brasília). A Holanda encara o já eliminado Catar, enquanto o Equador disputa a classificação com Senegal.
Próximo jogo
A última partida desta sexta-feira (25/11), acontece logo mais às 16h (Brasília), válida pelo Grupo B, entre Inglaterra e Estados Unidos, no Al Bayt Stadium, em Al Khor, Catar.
Holanda 1 x 1 Equador
Logo aos cinco minutos de partida a Holanda abriu o placar com Gakpo, que aproveitou uma falha na saída de bola equatoriana e bateu forte no canto do goleiro Galíndez.
Após o gol, o Equador “fechou a casinha”, deixando a Laranja Mecânica com poucas opções para atacar. A seleção sul americana ditou o ritmo de jogo até o fim da primeira etapa.
Já nos acréscimos, escanteio para o Equador cobrar, a bola desviou em Porozo e sobrou para Estupinán bater de primeira da entrada da grande área. Arbitragem anotou impedimento no lance.
Logo no início da segunda etapa, Estupinán finalizou de fora da área, o goleiro Noppert espalmou nos pés de Valencia que não desperdiçou e mandou de primeira para o fundo da rede e garantiu o empate.
Ficha técnica
Local: Estádio Internacional Khalifa, Doha, Catar.
Data: 25 de novembro de 2022
Horário: 13h (Brasília)
Holanda: Noppert; Timber, Van Djik, Aké e Dumfries; Koopmeiners (De Roon), Frenkie de Jong, Klaassen (Berghuis) e Blind; Gakpo (Weghorst) e Bergwijn (Memphis Depay). Técnico: Louis van Gaal.
Gol: Gakpo (05’/1ºT)
Equador: Galíndez; Ángelo Preciado, Porozo, Félix Torres e Hincapié; Estupiñán, Jhegson Méndez e Moisés Caicedo; Plata (Romario Ibarra), Estradab (Sarmiento) e Enner Valencia (Kevin Rodríguez). Técnico: Gustavo Alfaro.
Gol: Valencia (03’/2ºT)
Amarelo: Jhegson Méndez (11’/2ºT)
Arbitragem
Árbitro: Mustapha Ghorbal (Argélia)
Assistente 1: Mokrane Gourari (Argélia)
Assistente 2: Abdelhak Etchiali (Argélia)
Quarto árbitro: Said Martinez (Honduras)
VAR: Shaun Evans (Austrália)