Um estudo feito pela Sports Value, empresa focada em marketing e avaliações de propriedades esportivas, em parceria com a Zeeng, especializada em análise de dados e presença digita de marcas, analisou a presença digital de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, além dos impactos econômicos dos atletas. A análise constatou que o craque português é quem mais ganha e mais gera impactos comerciais.
O estudo avaliou o desempenho nas redes sociais e imprensa dos três jogadores, bem como os seus impactos econômicos e mercadológicos. Os números foram levantados entre o dia 17 de junho e 17 de julho de 2020.
Em ativo social, Cristiano Ronaldo leva ampla vantagem contra os dois adversários. Ao todo, o camisa 7 da Juventus possui 440 milhões de seguidores nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube), enquanto Messi e Neymar contam com 250 milhões cada.
O português também leva a melhor no engajamento com os seguidores. O atacante somou 156,7 milhões de interações nas redes sociais durante o período analisado, mais do que o dobro dos outros dois concorrentes juntos. Neymar alcançou 43,1 milhões de interações, enquanto Messi atingiu 15 milhões. Vale lembrar que o argentino não possui um perfil oficial no Twitter.
O jogador que mais apareceu na imprensa, no entanto, foi Lionel Messi. O camisa 10 do Barcelona foi destaque em cerca de 5,8 mil matérias, contra 2,7 mil de Cristiano Ronaldo e 2 mil de Neymar.
CR7 volta ao topo quando o assunto é impacto econômico. Segundo a Forbes, o português arrecadou 105 milhões de dólares em 2019, mais do que qualquer outro jogador de futebol. Após a chegada do craque em 2018, a Juventus aumentou as receitas de marketing em 42% e bateu o próprio recorde de ações na bolsa de valores.