Fisioterapeuta explica segredo da longevidade de atletas que vão a Tóquio

Publicado em 25 jun 2021, às 08h00. Atualizado às 08h45.

Cada vez mais nos deparamos com atletas de diferentes esportes alcançando certa longevidade em suas atividades. Parte desse sucesso se deve à fisioterapia, que afeta diretamente o rendimento dos esportistas. Membro da equipe do Comitê Olímpico Brasileiro, Ricardo Takahashi aposta no sucesso desses veteranos em Tóquio.

“A fisioterapia esportiva atua para prevenir lesões, melhorar o desempenho e a longevidade do atleta, atuando junto a qualidades como força, resistência, velocidade, flexibilidade e equilíbrio”, comentou Ricardo Takahashi.

Taka, como é conhecido, é fisioterapeuta há mais de 20 anos e já trabalhou nos Jogos Olímpicos de Londres/2012 e Rio/2016, seguindo para a sua terceira Olimpíada.

Ricardo Takahashi com Robert Scheidt (Foto: Divulgação)

Trabalhando com atletas como o velejador e bicampeão olímpico Robert Scheidt, de 48 anos, Ricardo destacou a dificuldade em preparar atletas de diferentes modalidades.

“Cada modalidade tem suas particularidades e cada atleta tem sua preferência, um ritual pré e pós competição e rotinas pessoais. Em primeiro lugar, é preciso saber como podemos ajudá-los. O fisioterapeuta que trabalha na área esportiva precisa conhecer a modalidade, as demandas e as necessidades do atleta e, dessa forma, juntos, elaborar uma rotina de trabalho de recuperação e prevenção”, explicou.

“Não é incomum passar madrugadas tratando de contusões para que o atleta possa competir horas depois. Porém, o trabalho no dia a dia previne lesões e controla dores crônicas, prolongando a vida esportiva. Isso vale para amadores e profissionais”, finalizou Taka.

Em busca do ouro, diversos atletas veteranos e de diferentes modalidades competem nos Jogos Olímpicos. Em Tóquio, Daniel Alves, de 38 anos, está convocado para a Seleção Masculina de Futebol. Além do lateral, Formiga, de 43, compete no feminino.

E para esticar cada vez mais o alto rendimento dos atletas, fica visível a necessidade de toda uma equipe com profissionais de qualidade a fim de potencializar o sucesso e a conquista de uma medalha.

Mostrar próximo post
Carregando