Flamengo domina, vence clássico contra Botafogo e assume a liderança do Carioca
No Engenhão, Botafogo e Flamengo se enfrentaram pela 5ª rodada da Taça Guanabara na noite de quarta-feira. Com domínio absoluto durante toda a partida, o rubro-negro não sofreu grandes problemas e venceu o Fogão pelo placar de 2 a 0.
Com a derrota, o Botafogo mantém um longo jejum contra o rival que já dura mais de dois anos. A última vitória da estrela solitária foi em 2018, pelo segundo turno do Brasileirão.
A vitória fez com que o Flamengo chegasse aos 12 pontos e assumisse a liderança isolada da competição. Já o Botafogo perdeu duas posições na rodada e está na sétima colocação com 6 pontos somados.
Botafogo x Flamengo
Até então invicto, o Botafogo iniciou a partida dando a impressão de que teria o controle do jogo, se lançando ao ataque logo nos instantes iniciais, mas sem promover um perigo efetivo ao adversário.
Pelo lado do Flamengo, a aposta era no atacante Pedro, atleta mais experiente da equipe que iniciou entre os titulares. Entretanto, logo aos 10 minutos de jogo, o atacante sentiu um desconforto na coxa esquerda e deu lugar ao jovem Rodrigo Muniz.
O jogador precisou de menos de 15 minutos para mostrar o porquê é o artilheiro da competição. Após falha da zaga, ele demonstrou muito oportunismo e ficou livre na frente de Douglas Borges para abrir o marcador da partida.
O Botafogo não conseguiu esboçar nenhuma reação e viu o Flamengo continuar pressionando ao longo do clássico. Nem mesmo as alterações feitas no início da segunda etapa foram suficientes para a mudança de postura do alvinegro, que apenas se segurava no campo de defesa.
A equipe chegou a crescer na metade da segunda etapa, mas viu a situação se complicar após a expulsão do zagueiro Kanu. Com um a mais em campo e a vantagem no placar, o Flamengo soube administrar a partida e matou o jogo aos 39, quando Hugo Moura aproveitou sobra de bola e de fora da área ampliou o placar, dando números finais a partida.
As duas equipes voltam a campo no próximo final de semana. O Flamengo enfrentará o Boavista no sábado (27), em Bacaxá, com transmissão da RIC TV Record, enquanto o Botafogo joga no domingo, no mesmo estádio, contra o Nova Iguaçu.
Ficha Técnica
5ª rodada
Local: Estádio Nilton Santos – Rio de Janeiro/RJ
Horário: 21h35
Arbitragem: Maurício Machado Coelho Junior. Ele foi auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Silbert Faria Sisquim
Botafogo: Douglas Borges, Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Paulo Victor; José Welison, Rickson (Ronald) e Matheus Frizzo (Kayque); Warley (Gilvan), Marcinho (Felipe Ferreira) e Matheus Babi (Rafael Navarro).
Técnico: Marcelo Chamusca
Cartões amarelos: Kanu (16/1ºT e 20/2ºT), José Welison (33/2ºT)
Cartão vermelho: Kanu (20/2ºT)
Flamengo: Hugo Souza, Matheuzinho (João Lucas), Bruno Viana, Léo Pereira e Renê; João Gomes (Richard), Hugo Moura e Pepê (Thiaguinho); Michael, Vitinho (Max) e Pedro (Rodrigo Muniz).
Técnico: Maurício Souza
Gols: Rodrigo Muniz (23/1ºT) e Hugo Moura (39/2ºT)
Cartões amarelos: Matheuzinho (32/1ºT), Hugo Moura (42/1ºT), Léo Pereira (9/2ºT), Rodrigo Muniz (25/2ºT)