Garotos do Corinthians reencontram Barroca em duelo contra o Coritiba

Publicado em 18 ago 2020, às 06h00. Atualizado às 19h12.

O duelo contra o Coritiba, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, marca o reencontro de garotos formados na base do Corinthians com Eduardo Barroca. O treinador do coxa passou pelo sub-20 do Timão entre 2018 e 2019, e trabalhou com alguns garotos que hoje compõem o elenco de Tiago Nunes na equipe principal.

Carlos Augusto foi o lateral-esquerdo titular de Eduardo Barroca assim que o técnico chegou ao clube. Além do Timão, os dois ainda foram juntos para a seleção brasileira sub-20 em 2018, quando o jogador foi convocado e o treinador foi chamado para ser auxiliar de Carlos Amadeu em períodos de amistosos.

Depois que Carlos subiu para o time principal, quem herdou a ala esquerda foi Lucas Piton. O garoto encontrou o técnico quando mudou do futsal para o campo, e com ele, foi titular na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. Para o duelo desta quarta, porém, pode ser que ambos não entrem em campo. Piton tem sido reserva nas últimas partidas, enquanto Carlos está no departamento médico, e tenta se recuperar para ficar à disposição.

Além da dupla de laterais, Eduardo Barroca também lapidou o atacante Janderson. Sob o comando do treinador, o garoto se tornou um dos principais nomes de destaque da equipe sub-20 corintiana. Tanto que, depois da Copinha e do Paulista da categoria, em 2019, foi promovido ao time principal. Neste ano, entretanto, Janderson não tem convencido a comissão técnica de Tiago Nunes, ficando de fora até da lista de relacionados para a última partida.

Barroca ainda treinou outros garotos que compõem o elenco corintiano. Os meias Roni e Xavier, além do atacante Gabriel Pereira, foram outros que passaram pela mão do treinador. Todos foram promovidos para a atual temporada, mas pouco atuaram até aqui e buscam as primeiras oportunidades neste momento de irregularidade do Timão na temporada.

Pelo Sub-20 do Timão, Barroca disputou 50 jogos, com 32 vitórias, 13 empates e cinco derrotas. Teve como melhor resultado um vice-campeonato Paulista sub-20 em 2018. Depois que deixou o clube alvinegro, o treinador assumiu o elenco profissional do Botafogo, passou pelo Atlético-GO, até chegar no Coritiba.