Governo proíbe a volta do Campeonato Holandês até setembro
(Foto: Divulgação/Ajax)
Nesta terça-feira, o governo da Holanda determinou que todas as competições esportivas no país estão proibidas até 1º de setembro, devido a pandemia do coronavírus. Com isso, o Campeonato Holandês, que está paralisado desde o dia 13 de março, não poderá ser retomado até esta data, mesmo que sem a presença de público.
UPDATE:
❌ Geen betaald voetbal tot 1 september
️ @KNVB gaat in overleg met UEFA over het stoppen van seizoen 19/20
Vrijdag gesprek met KNVB, clubs en andere betrokkenen over consequenties daarvan
Lees meer: https://t.co/KRubD2jx62 #eredivisie #onsvoetbal pic.twitter.com/eMgJufpwlR
— Eredivisie (@eredivisie) April 21, 2020
O anúncio contradiz o desejo da Federação Holandesa de Futebol, que pretendia retomar o torneio a partir de junho e já havia recomendado que os times começassem a retomar os treinamentos a partir de maio, em pequenos grupos..
Agora, uma reunião com os clubes e a organização da liga está marcada para sexta feira, para discutir o futuro da competição.
“O fato de o futebol não poder ser jogado até 1º de setembro traz enormes desafios em termos organizacionais, esportivos e econômicos. Frequentemente discutimos isso com o governo, clubes, grupos de interesse e especialistas. Juntos, analisaremos os próximos passos possíveis para o futebol”, divulgou a Federação Holandesa de Futebol em nota.
Até a paralisação, o Ajax liderava o campeonato, com 56 pontos em 25 partidas disputadas. Na segunda posição estava o AZ, com a mesma pontuação que o líder.