Grêmio bate o Cuiabá fora de casa e larga na frente por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil

Publicado em 11 nov 2020, às 19h57. Atualizado às 21h15.

O Grêmio deu um importante passo rumo às semifinais da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da competição, o Tricolor derrotou o Cuiabá por 2 a 1, fora de casa. Com isso, os gaúchos precisam de apenas um empate na partida de volta para garantirem a classificação.

A primeira etapa foi bem movimentada na Arena Pantanal. Com apenas sete minutos de bola rolando, Victor Ferraz foi acionado pela direita e cruzou na medida para Diego Souza, que subiu mais alto que a defesa para testar firme e abrir o placar para os visitantes.

Contudo, apenas dez minutos depois, saiu o empate, em uma jogada muito parecida com a do tento gremista, inclusive. Hayner cruzou da direita e Willians Santana apareceu livre no meio da defesa adversária para cabecear com precisão e deixar tudo igual.

Já aos 42, Pepê foi derrubado por Anderson Conceição dentro da área e o árbitro sinalizou pênalti. Na cobrança, Jean Pyerre converteu e recolocou o Tricolor Gaúcho à frente.

(Foto: Divulgação/Lucas Uebel)

Na volta do intervalo, os mato-grossenses pressionaram em busca da igualdade, que quase saiu aos dez, em mais um cabeceio de Willians Santana, mas, dessa vez, Vanderlei fez ótima defesa e evitou que a bola entrasse. Na sequência, Maxwell ainda carimbou a trave direita do arqueiro.

A resposta dos visitantes saiu em forte finalização de Thaciano, defendida por João Carlos. Aos 39, o meia ainda teve mais uma grande chance de balançar as redes, quando apareceu livre na área para completar o cruzamento de Cortez, porém acabou cabeceando mal e desperdiçando. No entanto, o tento perdido não acabou fazendo falta, já que a partir de então o time de Renato Portaluppi só controlou a vantagem até o apito final.

Com o resultado, o Grêmio precisa de apenas um empate para avançar às semifinais da Copa do Brasil. O confronto será na próxima quarta-feira, dia 18, às 16h30 (de Brasília), em Porto Alegre. Em caso de vitória do Cuiabá por um gol de diferença, a decisão vai aos pênaltis.

FICHA TÉCNICA

CUIABÁ 1 X 2 GRÊMIO

Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)

Data: 11 de novembro de 2020, quarta-feira

Hora: 19h (de Brasília)

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Daniel Luis Marques (ambos de SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Cartões amarelos: Willians Santana (Cuiabá); Lucas Silva (Grêmio)

GOLS: Willians Santana, aos 18 do 1ºT (Cuiabá); Diego Souza, aos 7 do 1ºT, Jean Pyerre, aos 42 do 1ºT (Grêmio)

CUIABÁ: João Carlos; Hayner (Lucas Ramon), Kunde, Anderson Conceição e Romário; Nenê Bonilha (Auremir), Matheus Barbosa e Elvis (Diego Jardel); Maxwell, Willians Santana (Perdigão) e Yago

Técnico: Franco Muller

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, David Braz e Cortez; Lucas Silva, Matheus Henrique (Diogo Barbosa) e Jean Pyerre (Thaciano); Ferreira (Everton), Pepê (Paulo Miranda) e Diego Souza (Churin).

Técnico: Renato Gaúcho