O Corinthians foi quem chegou com perigo primeiro, mas apesar dos esforços, não fez gol (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Time do técnico Osmar Loss sofre com defesa gaúcha fechada e velocidade do ataque gremista; convocado para a seleção, Everton fez o gol da vitória

O Grêmio venceu o Corinthians neste sábado (18), por 1 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi disputado na Arena Corinthians, em São Paulo. Com a vitória, o time do técnico Renato Gaúcho subiu para o terceiro posto na classificação geral do Brasileirão, com 36 pontos.

Já o Corinthians permanece em sétimo lugar, com 26. O Corinthians foi quem chegou com perigo primeiro. Logo a 1′ de jogo, Jadson cruzou para Danilo Avelar. O lateral cabeceou com perigo. Bruno Grassi fez ótima defesa. Aos poucos porém, mesmo com time misto, o Grêmio começou a mostrar domínio das ações no meio de campo, mas sem fazer com que isso gerasse boas chances de gol.

Aos 18′, Ramiro recebeu passe de Léo Gomes e chutou forte. Walter desviou para escanteio. Seis minutos depois, Luan bateu falta para a área corintiana. A bola sobrou para Kannemann finalizar. Mas o zagueiro argentino estava impedido.Convocado para a seleção brasileira pelo técnico Tite na última sexta-feira, Everton voltou a levar perido ao gol de Walter. Em lançamento para a área, o atacante cabeceou com perigo. A bola passou por sobre o gol de Walter.

Gol do Grêmio

Os times voltaram para o segundo tempo sem alterações. Com mais domínio de bola, o Grêmio voltou a ser mais perigoso. Aos 6′, Cícero chutou de fora da área com perigo. Walter espalmou para escanteio. O reserva de Cássio, porém, não conseguiria evitar o gol três minutos depois. Em bom lançamento de Luan, Everton invadiu a área e tocou na saída de Walter. 1 a 0 para o Grêmio. Corinthians pressiona. Após sofrer o gol, o técnico Osmar Loss optou por tirar Jadson para colocar Jonathas. A ideia era aproveitar a boa estatura do atacante para tentar jogadas de bola parada e cruzamentos na área. O Grêmio, porém, se fechou, com duas linhas de quatro jogadores, dando pouca chance de os corintianos se aproximarem do gol defendido por Bruno Grassi.Para conter o ímpeto ofensivo do Corinthians, o Grêmio tentava valorizar a posse da bola, deixando o jogo esfriar e o tempo passar.

Sem ameaçar com perigo, aos 26′, o Corinthians voltou a finalizar ao gol, em chute de Jonathas, por cima do gol do Grêmio. Em busca do gol de empate, Loss voltou a deixar o time mais ofensivo. Aos 29′, o treinador decidiu tirar o volante Ralf para colocar o meia-atacante Mateus Vital. Aos 37′, Avelar fez boa jogada e tocou para Jonathas. O atacante só ajeitou para Pedrinho. Mas o meia chutou muito por cima do gol em seu último lance na partida. O jogador cedeu lugar para Emerson Sheik logo depois.

Grêmio perigoso

Sem sofrer pressão mais efetiva do Corinthians, o Grêmio voltou a levar perigo aos 40′. Após bate e rebate na área, Everton chutou cruzado. Walter rebateu. No rebote, o bandeirinha marcou impedimento de Thaciano, que havia entrado no lugar de Jael. Um minuto depois’, o mesmo Thaciano foi lançado. Rápido, o atacante ganhou de Henrique na corrida e chutou cruzado. Walter desviou para escanteio. Luan foi quem levou perigo aos 43′. O atacante fez boa jogada pelo meio e chutou cruzado, para a boa defesa de Walter. O Corinthians ainda tentou uma pressão no final do jogo, mas sem levar perigo ao gol de Bruno Grassi.

Próximos jogos

Na próxima rodada, o Corinthians visita o Fluminense, no Maracanã. O jogo será às 21h45, na quarta-feira (22). No mesmo dia e horário, o Grêmio recebe o Cruzeiro em Porto Alegre.

Ficha técnica
18/8 – Arena Corinthians (São Paulo)
CORINTHIANS 0x1 GRÊMIO
Árbitro: Wagner Reway (MT); Público: 32.583 pagantes; Renda: R$ 1.621.165,44; Gol: Everton, aos 9’ do 2º tempo; Cartões amarelos: Fagner (Corinthians) e Bruno Cortez (Grêmio)
CORINTHIANS: Walter; Fagner, Henrique, Pedro Henrique e Danilo Avelar; Ralf (Mateus Vital, aos 29’ do 2º tempo), Gabriel, Jadson (Jonathas, aos 17’ do 2º tempo), Pedrinho (Emerson Sheik, aos 37’ do 2º tempo) e Araos; Romero. Técnico: Osmar Loss
GRÊMIO: Bruno Grassi; Léo Gomes, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Cícero e Ramiro (Alisson, aos 31’ do 2º tempo); Jael (Thaciano, aos 36’ do 2º tempo), Everton (Pepê, aos 46’ do 2º tempo) e Luan. Técnico: Renato Gaúcho