A equipe do PSG fez uma campanha memorável na Liga dos Campeões e colocou o clube na decisão pela primeira vez na história. Dentre os diversos nomes de destaque do elenco francês, um dos que chamou mais atenção na reta final foi o do brasileiro Marquinhos, que vive um dos melhores momentos de sua carreira no Paris.
O jogador foi responsável por marcar gols nas quartas de final, contra a Atalanta, e nas semifinais, contra o RB Leipzig, sendo essencial para que o time chegasse à finalíssima. Além disso, mesmo sendo zagueiro de origem, vem tendo boas atuações jogando na posição de volante, o que o consolidou como um dos atuais ídolos do clube.
Marquinhos comemorando seu gol contra o RB Leipzig
Marquinhos chegou ao Paris Saint-Germain em 2013 com apenas 19 anos, após passagem pela Roma. Visto como uma grande promessa na época, se adaptou rapidamente ao futebol francês e conquistou a titularidade pouco tempo depois de estrear.
Dentro de campo, o zagueiro caiu nas graças da torcida por conta de sua consistência e raça demonstrada, se destacando tanto desarmando quanto com a bola nos pés. Assim, se tornou um dos principais pilares do ambicioso projeto de crescimento do PSG.
Seu estilo de jogo fez com que fosse o escolhido do técnico Thomas Tuchel, em 2018, para exercer a função de volante. A decisão do treinador aconteceu, a princípio, por conta da ausência de atletas na posição. No entanto, após alguns erros durante sua adaptação ao novo papel, se tornou titular incontestável.
A versatilidade de Marquinhos e a crescente qualidade ao longo dos anos deram a ele cada vez mais moral dentro do clube. Com contrato até janeiro de 2024 e feliz em Paris, é o principal cotado para herdar a braçadeira de capitão de Thiago Silva, que deve sair após o término desta temporada.
Aos 26 anos e com 22 títulos pelo PSG, o jogador busca ajudar o time a conquistar o inédito troféu da Liga dos Campeões, um feito capaz de aumentar sua idolatria e marcar ainda mais seu nome dentro da história do Paris Saint-Germain.