Jogando na Arena da Baixada, Athletico tem retrospecto favorável contra o Bahia

Publicado em 8 out 2021, às 15h20.

Além da briga para se manter nas primeiras colocações da Série A, o Athletico também terá outro motivo para acreditar em um resultado positivo contra o Bahia, neste sábado (09), às 19h, na Arena da Baixada, pela 25ª rodada. Quando joga em seus domínios, o Furacão costuma se dar bem contra o Tricolor de Aço.

Até hoje, as equipes se enfrentaram 39 vezes na história, em partidas válidas pela Série A do Campeonato Brasileiro, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. A vantagem é do Furacão, que venceu 19 vezes, além de conquistado outros dez empates, contra outros dez triunfos do Tricolor de Aço.

Jogando em Curitiba, no entanto, o retrospecto é todo favorável ao Athletico, que venceu 13 dos 18 jogos disputados. Também ocorreram três empates e apenas duas vitórias do Bahia.

Vitória pela Copa Sul-Americana

Os baianos venceram apenas duas vezes na capital. A primeira foi em 2011, pela Série A, quando fez 2 a 0, gols marcados por Marcone e Lulinha.

A última vez que o Bahia comemorou uma vitória jogando na Arena da Baixada foi em 2018. Pela partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. No dia 31 de outubro, o zagueiro Douglas Grolli marcou o gol do triunfo baiano.

Na ocasião, a vitória levou à decisão para as penalidades máximas, pois o Athletico havia vencido o duelo de ida, na Fonte Nova, pelo mesmo placar. E aí, como todos sabem, o Furacão levou a melhor, ao vencer por 4 a 1, com pênaltis convertidos por Jonathan, Raphael Veiga, Lucho González e Pablo. Edgar Junio marcou para o Tricolor de Aço.

(Créditos: SporTV/Premiere)

Após, o Athletico eliminaria Fluminense, nas semifinais, e venceria o Júnior Barranquilla, da Colômbia, na grande decisão, para conquistar sua primeira taça de Copa Sul-Americana na história.

Provável escalação

Para a partida deste sábado, o técnico Alberto Valentim, que fez sua estreia no comando do Athletico na vitória por 2 a 0 contra o Atlético-GO, na última rodada, poderá mandar a campo o que tem de melhor. Isso, no entanto, pode não acontecer. Devido à sequência de jogos, alguns atletas podem ser poupados.

O zagueiro Thiago Heleno, que cumpriu suspensão em Goiânia, deve voltar a equipe. Outras mudanças podem ocorrer.

Os únicos desfalques seguem sendo o zagueiro Lucas Halter e o atacante Matheus Babi, que se recuperam de lesão e só voltam a jogar em 2022.

Com isso, uma provável escalação tem: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Marcinho, Richard, Erick e Abner; David Terans, Nikão e Guilherme Bissoli.

Torcida liberada

A partida deste sábado será especial para o torcedor do Athletico, que voltará a frequentar à Arena da Baixada após 584 dias.

Ausente desde o dia 04 de março de 2020, quando o Furacão venceu o Rio Branco por 1 a 0 pelo Campeonato Paranaense, o torcedor Rubro-Negro terá a oportunidade após à Prefeitura de Curitiba ter liberado 50% do público nos estádios da capital.

Na segunda-feira (04), após reunião do Conselho, o Athletico havia decidido que a Arena da Baixada ficaria fechada até o final do ano, devido ao fato de apenas 5 mil pessoas estarem aptas a ir aos jogos, pelo decreto em vigência, naquele momento.

No entanto, após à liberação da Prefeitura, o Furacão voltou atrás na decisão, e permitiu que o reencontro pudesse acontecer. Ao todo, 21 mil torcedores poderão comparecer ao Caldeirão.

Venda de ingressos

Com isso, o clube divulgou informações sobre venda de ingressos. As entradas estão sendo vendidas no site ingressos.athletico.com.br, com o valor de R$ 150 a entrada inteira e R$ 75 a meia entrada.

O torcedor que desejar frequentar à Arena da Baixada precisará realizar o teste RT-PCR ou Antígeno para detecção de Covid-19, com resultado negativo.

Athletico e Bahia se enfrentam neste sábado (09), às 19h, pela 25ª rodada da Série A. O Furacão é o sétimo colocado, com 33 pontos. Já o Tricolor de Aço é o décimo oitavo, dentro da zona de rebaixamento, com 23 pontos.