Com a pandemia do coronavírus e a paralisação dos campeonatos, o Lyon anunciou algumas medidas. O clube informou na quarta-feira um desemprego parcial de parte de seus funcionários. Já na quinta-feira, foi divulgada a doação de R$ 1,63 milhão para ajudar no combate à doença.
L’OL a souhaité apporter son soutien à tout ce qui est mis en œuvre pour lutter contre le #COVID19. Le club a décidé par l’intermédiaire de @OLfondation, d’affecter immédiatement à la gestion de cette crise une somme globale de 300 000 euros. https://t.co/aKxU9sXOnm
— Olympique Lyonnais (@OL) March 19, 2020
Um terço do dinheiro será destinado para financiar, através da Fundação Hospices Civils de Lyon (HCL), os dois projetos de pesquisa clínica realizados por equipes de pesquisadores médicos do Hospices Civils. Já o restante da quantia será para atender às necessidades emergenciais da cidade, como materiais e equipamentos para o hospital e ajuda para os mais necessitados.
Por outro lado, parte dos funcionários administrativos e toda a equipe de esportes foram avisados de uma demissão parcial, até segundo aviso. Em nota, o clube informou que a medida foi adotada por conta disseminação do Covid-19, que levou à paralisação de todas as atividades do clube.
Outros funcionários seguem realizando trabalho à distância e alguns, cuja presença física é necessária, continuam operando no Estádio Groupama, “em conformidade com as rigorosas medidas de prevenção contra o coronavírus”.
Confira a nota na íntegra:
Dadas as medidas adotadas pelas autoridades para combater a disseminação do Covid-19, que levaram à suspensão de todas as competições e treinamentos, o Olympique Lyonnais, como outros clubes da Ligue 1, informou toda a sua equipe de esportes com desemprego parcial até novo aviso.
O Olympique Lyonnais também especifica que colocou parte de seus funcionários administrativos em desemprego parcial. Os outros funcionários foram colocados em “teletrabalho” e, para aqueles cuja presença física é necessária para o exercício de suas atividades, eles continuam a operar no local do Estádio Groupama, em conformidade com rigorosas medidas de prevenção contra o coronavírus.
Compte tenu des mesures prises par les autorités pour lutter contre la propagation du Covid-19, l’Olympique Lyonnais informe avoir mis l’ensemble de son personnel sportif en chômage partiel jusqu’à nouvel ordre. https://t.co/ujSNRywsBN
— Olympique Lyonnais (@OL) March 18, 2020